Custo de oportunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA
Etapa 1 passo 02.......... Desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre o conceito de Custo de
Oportunidade. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT
sobre o conceito de Custo de Oportunidade
O conceito de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração ao tomar decisões de aplicar seus recursos em determinada emdeterminada alternativa invez aplicar em outra capaz de proporcionar maior beneficio. Podemos dizer tambem que o custo de oportunidade refere-se ao valor liquido de caixa perdido quando optou por uma alternativa de detrimento de outra.Por exemplo se uma empresa optar pela aquisição de uma maquina o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seu recurso em outra forma deinvestimento mais rentável. Geralmente essa analise comparativa sobre os benefícios não é muito fácil pois envolve grau de risco diferente.
Custo de Oportunidade: acabamos de verificar que se a fazenda estiver usando eficientemente seus recursos (o que indica uma situação de pleno emprego) um aumento na produção de soja somente ocorrerá mediante uma diminuição na produção de milho. Assim, ocusto de um produto poderá ser expresso em termos da quantidade sacrificada do outro.
“Custo de Oportunidade” é expressão utilizada para exprimir os custos em termos das alternativas sacrificadas.
Fonte: Livro Economia Leide Albergoni pag:12
Programa Livro-Texto Cap:01, pag:06
Passo 04.......... Desenvolva e relate 1 exemplo (caso real) sobre 1 produto elástico
Se o bem for elástico,os consumidores diminuirão o seu consumo consideravelmente: ex. suponha que o preço da manteiga tenha seu preço elevado em 10% e a demanda diminua em 30% (15/50 = 0,30 ou 30%)
Neste caso, pode-se dizer que o bem: manteiga é elástico (ou sensível) às variações de preços. Quanto maior o nível de preços, menor será o seu consumo. E, quanto menor o preço, o consumo tende a se elevar

Durante adécada de 80, os preços estavam elevados de forma que houve um grande queda no consumo de bens industrializados, pois a necessidade maior era consumir bens de primeira necessidade.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1818355-elasticidade/
Programa Livro-Texto Cap:03 pags:46 á 51

Etapa 04...Passo 02.... relate 3 exemplos (casos reais) sobre o conceito
oferta e procura1ºex:Essas forças de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preço dos produtos seja regido pela oferta, que oferecerá pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejará muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis. E esta lei econômica serve para qualquer produto. Como exemplo, podemos citar o vídeo-cassete, que no início da década de 80 custava muito caro. Seu preço foideclinando com a chegada de marcas diferentes, e também de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado – ou significa, sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada.
2ºex:Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muitomaior que o aumento de sua oferta.
3ºex:Se a carne bovina estiver com preço médio de R$10,00 o quilo, muitos consumidores não poderão consumi-la, e passarão, desta forma, a consumir outro tipo de alimento, tais como carne de frango, peixes, ovos, etc., com isso, haverá uma queda na demanda por carne bovina devido ao preço elevado. Mas, se o preço médio da carne bovina cair para R$ 4,00 o quilo,vários consumidores voltarão a comprar carne bovina, conseqüentemente haverá um aumento na demanda por carne bovina.
Fonte:http://www.infoescola.com/economia/lei-da-oferta-e-da-procura-demanda-e-oferta/
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100930083617AADgqBR
Programa Livro-Texto Cap:03 pag:40

Faça um pequeno relatório sobre os itens encontrados, com no máximo
uma página...
tracking img