Modelo - banco de dados para uma empresa de turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUIZ ANTONIO BORGES FILHO
MARCEL FERRADÁS QUADROS












MODELO - BANCO DE DADOS PARA UMA EMPRESA DE TURISMO

Trabalho apresentado à disciplina de SIN133 – Laboratório de Banco de Dados, do curso de Gestão da Informação, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação, Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná.Egon Walter Wildauer












CURITIBA
2011






1 TEXTO – ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO 3
1.1 QUANTO A EMPRESA 4
1.2 QUANTO AO HOTEL 5
1.3 QUANTO AO PAGAMENTO 6
1.4 QUANTO AOS PACOTES 7
1.5 QUANTO AOS CLIENTES 7
1.6 QUANTO AOS TRASLADOS 7
1.7 QUANTO AOS ASPECTOS LEGAIS 8
2 VERBOS E SUBSTANTIVOS 9
3FRASES CONTEXTO - NECESSIDADES E REQUISITOS 10
4 DICIONÁRIO DE DADOS 11
4.1 PRIMEIRA FORMA NORMAL 12
4.2 SEGUNDA FORMA NORMAL 12
4.3 TERCEIRA FORMA NORMAL 12
5 MODELO DE TABELAS 13
6 DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS 15
7 DIAGRAMA ENTIDADE-RELACIONAMENTO 16
REFERÊNCIAS 17
APÊNDICE A – TERMO DE ABERTURA 18
APÊNDICE B – FORMULÁRIO DE LIÇÕES APRENDIDAS 21














1 TEXTO– ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO


Uma empresa de turismo de Curitiba (Borges e Ferradás Turismo), no estado do Paraná necessita de um site, como cartão de visita da empresa, com um formulário para contato com os campos nome, e-mail, empresa, assunto e mensagem, que deverá direcionar o e-mail do público para o endereço de e-mail do administrador Luiz Antonio Borges, apenas,além do telefone da empresa e com uma intranet, de modo a agilizar o atendimento a seus clientes com o cadastro das companhias hoteleiras, de traslados e aéreas. O cadastro deve ser feito por funcionários da agência de turismo. Deverá apresentar uma interface simplificada para o login dos funcionários na intranet que possuírem a senha e acesso aos dados. Nesse sistema deverá ser possível,apenas, inserir, consultar, apagar e alterar dados referentes aos clientes, hotéis, companhias aéreas e traslados do sistema.
Como a empresa revende pacotes da Carlos Vicente Cerchiari (CVC), os funcionários responsáveis por contatar a CVC, também são responsáveis por cadastrar e consultar os dados dos pacotes, hotéis, traslados, companhias aéreas, valores, entre outros, na intranet, no site daempresa quando preciso. A empresa não tem acesso a esses dados, pois a CVC não compartilha tais informações. É preciso primeiramente contatar a CVC e cadastrar os dados.
A empresa precisa manter registrados os dados de clientes (cpf, identidade, sexo) que utilizaram seus serviços e de todas as vendas (reserva feita, valor e quantidade) realizadas até o período, por fins fiscais e com ointuito de agilizar futuros atendimentos. Todos os dados de traslados, hotéis, companhias aéreas, também devem ser armazenados para que a empresa possa administrar os dados. A empresa não deverá vender pacotes pelo site, na internet, pois é necessária a presença do cliente na empresa, apresentando os devidos documentos. O cliente deverá apresentar documentos válidos juridicamente e dentro do prazode validade para poder comprar e utilizar qualquer pacote.







1.1 QUANTO A EMPRESA


A Borges e Ferradás Turismo é uma empresa de micro porte e, portanto possui uma estrutura pequena, mas suficientemente grande para receber clientes em seu estabelecimento. Ela é uma empresa legal, com logomarca registrada. Ela paga impostos conforme a tabela 1.

|Imposto|R$ |
|ICMS |0,5% até 5,95%. |
|ISS |2% a 0,5 |
|FGTS...
tracking img