Modelagem relacional de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo Conceitual

A modelagem conceitual baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente. Os exemplos de modelagem de dados vistos pelo modelo conceitual são mais fáceis decompreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui chama-se Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverá seridentificado todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.

Modelo Lógico

O modelo lógico já leva em conta algumas limitaçõese implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura. Define as chaves primárias e estrangeiras. deve ser criado levando em conta os exemplos de modelagem de dados criados no modeloconceitual.

Modelo Físico

No modelo físico fazemos a modelagem física do modelo de banco de dados. Levam-se em conta as limitações impostas pelo SGBD escolhido e deve ser criado sempre com base nosexemplos de modelagem de dados produzidos no item anterior, modelo lógico.


Esquema com chaves primárias e estrangeiras.


Chave primária
Atributo ou combinação de atributos que possuem apropriedade de identificar de forma única uma linha da tabela. Corresponde a um atributo determinante.
Cada tabela deve incluir um campo ou conjunto de campos que identifique de forma exclusiva, cada registroarmazenado na tabela. Essas informações são chamadas de chave primária da tabela.
Desta forma, com a chave primária cria-se uma identificação única, o que dá total segurança para que aplicaçõespossam acessar, alterar e excluir dados sem correr o risco de apagar ou alterar dois campos da tabela ao mesmo tempo.
Chave primária é um importante objeto quando se aplica regras de normalização dedados, muitas das formas normais são baseadas nas relações dos demais atributos com a chave primária da tabela. Veja os post Primeira forma normal, segunda forma normal e terceira forma normal.
Chave...
tracking img