Modelo entidade relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO
Os impactos causados por uma modelagem inadequada

Os elementos pré-textuais devem aparecer na primeira página do artigo e/ou estudo de caso
Os elementos pré-textuais devem aparecer na primeira página do artigo e/ou estudo de caso

Flávia Novaes

Paulo Nunes

Rafael Fagundes

Rosária Carvalho - Faculdade

RESUMO

Neste trabalho apresentaremostécnicas para a criação de uma excelente modelagem banco de dados e mostraremos o que uma modelagem errada pode ocasionar para um banco de dados. Vamos demonstrar exemplos de modelagens erradas e o que pode ser feito para corrigi-las, explicaremos também que um banco de dados relacional é composto de tabelas ou relações. Para entendimento a terminologia tabela é mais comum nos produtos comerciais ena prática. Já a terminologia relação foi utilizada na literatura original sobre a abordagem relacional (daí a denominação “relacional”) e é mais comum na área acadêmica. Neste projeto, preferimos adotar a terminologia usada na prática. Entretanto, sempre que apresentarmos um novo conceito citaremos, entre parênteses, também a terminologia acadêmica. Os banco de dados relacionais sãoindiscutivelmente o tipo de banco de dados mais comumente utilizado. Um fator crucial associado ao sucesso do modelo relacional é que não é necessário entender teoria relacional para utilizar um banco de dados relacional.

Palavras-chave: Modelagem. Banco de Dados. Tabelas. Relacional.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto é mostrar que através da normalização e do modelo relacional podemos evitarproblemas provocados por falhas no Projeto do Banco de Dados, bem como eliminar a "mistura de assuntos" e as correspondentes repetições desnecessárias de dados. Uma Regra de Ouro que devemos observar quando do Projeto de um Banco de Dados baseado no Modelo Relacional de dados é a de "não Misturar assuntos em uma mesma Tabela". Essa "Mistura de Assuntos" em uma mesma tabela acaba por gerarrepetição desnecessária dos dados bem como inconsistência dos dados.
Normalmente após a aplicação das Regras de Normalização, algumas tabelas acabam sendo divididas em duas ou mais tabelas, o que no final gera um número maior de tabelas do que o originalmente existente. Este processo causa a simplificação dos atributos de uma tabela, colaborando significativamente para a estabilidade do modelo de dados,reduzindo-se consideravelmente as necessidades de manutenção. Vamos entender o Processo de Normalização na Prática, através de exemplos.
Relembrando, o MER é utilizado atualmente principalmente durante o processo de projeto da base de dados e descarta detalhes de como os dados são armazenados, já a modelagem, representa o ambiente observado e assim permite que observemos os processos derelacionamento entre os objetos.  Ela servirá também refinar um modelo conceitual durante as fases que compõem o projeto, para a documentação e normalização da aplicação.

2 Modelo Relacional, Normalização e Modelagem

O Modelo Entidade-Relacionamento é um conjunto de diagramas utilizado para esquematizar os dados conceitualmente em alto-nível, tornando esse modelo compreensível ao usuário. O MERé utilizado atualmente principalmente durante o processo de projeto da base de dados e descarta detalhes de como os dados são armazenados. Para se construir um projeto de banco de dados existem três modelos a serem seguidos: modelo conceitual, modelo lógico e modelo físico.

Segundo Cougo (2004) modelo conceitual é a primeira etapa pela qual, se tem a representação do ambiente com conceitos ecaracterísticas, voltando-se apenas ao aspecto conceitual. (COUGO,2004)

Ele está mais próximo da realidade do cliente, ou seja, das informações que estruturam seu negócio. Deverá ser bem desenvolvido para obter o levantamento de dados que no fim darão suporte para a construção do modelo lógico.
No modelo lógico, além da representação dos objetivos observados, desenvolvem-se implementos...
tracking img