Modelagem de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Quais as vantagens e desvantagens dos processos de softwares modelo cascata, desenvolvimento evolucionário, desenvolvimento formal, orientado ao reuso
Modelo cascata:
Vantagem: considera as atividades de especificação, desenvolvimento, validação e evolução fundamentais aos processos, é representado por fases separadas do processo.
Desvantagem: O problema com este modelo é sua inflexíveldivisão do projeto nesses estágios distintos. Os acordos devem ser feitos em um
estágio inicial do processo, e isso significa que é difícil responder aos
requisitos do cliente, que sempre se modificam,este modelo deve ser utilizado somente quando os requisitos forem bem compreendidos.
Desenvolvimento evolucionário:
Vantagem: intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, éum sistema rapidamente desenvolvido com especificações abstratas a partir de informações dos clientes
Desvantagem: o processo não é visível; os sistemas frequentemente são mal estruturados; podem ser exigidas ferramentas e técnicas especiais.
Desenvolvimento formal:
Vantagem da abordagem transformacional, comparada a provar que um programa cumpre sua especificação, é que a distância entre cadatransformação é menor que a distância entre uma especificação e um programa.
Desvantagem: é necessário um especialista com habilidade e treinamento para aplicar a técnica; dificuldade para formalizar a
especificação em alguns aspectos como a interface do usuário
Orientado ao reuso:
Vantagem: reduzir a quantidade de software a ser desenvolvido e, assim, de reduzir custos e riscos.Desvantagem: é que as adequações sobre os requisitos são inevitáveis e o controle sobre a evolução do sistema é perdido

2- Explique o desenvolvimento incremental.
No processo de desenvolvimento incremental, os clientes identificam, em um esboço as funções a serem fornecidas pelo sistema; identificam quais funções são mais importantes e quais são menos importantes, em seguida é definida uma série deestágios de entrega, com cada estágio fornecendo um subconjunto das funcionalidades do sistema.

3- Descreva cada um dos quatro setores do desenvolvimento espiral
São eles: Definição de objetivos: São definidos os objetivos específicos para essa fase do projeto.
Avaliação e redução de riscos: para cada um dos riscos de projeto identificados, é realizada uma análise detalhada e são tomadasprovidências para reduzir esses riscos.
Desenvolvimento e validação: depois da avaliação dos riscos, é escolhido um modelo de desenvolvimento para o sistema.
Planejamento: o projeto é revisto e é tomada uma decisão sobre continuar com o próximo loop da espiral, se decidir continuar, serão traçados os planos para a próxima fase do projeto.

4- Quais são os processos de engenharia de requisitos
São:estudo de viabilidade; levantamento e análise de requisitos; especificação de requisitos; validação de requisitos.

5- Cite quais as atividades do processo de projeto ou desing de software
São: projeto de arquitetura; especificação abstrata; projeto de interface; projeto de componentes; projeto de estrutura de dados; projeto de algoritmos.

6-Explique as fases de testes
Teste de unidade: Sãotestados os componentes individuais, para garantir que eles operem corretamente.
Teste de módulo: um módulo é uma coleção de componentes dependentes. Um módulo abrange componentes relacionados, e pode ser testado sem outros módulos do sistema.
Teste de subsistema: essa fase envolve testar conjuntos de módulos que foram integrados em subsistemas. Os problemas mais comuns que surgem em grandessistemas de software são discordâncias referentes a interfaces. O processo de teste de subsistemas deve, portanto, se concentrar na detecção de erros de interfaces de módulos, mediante a utilização rigorosa dessas interfaces.
Teste de sistema: os subsistemas são integrados para constituírem o sistema. Esse processo se dedica a encontrar erros que resultem de interações não previstas entre...
tracking img