Modelagem de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSTRUÇÃO DE DFD REGRAS

O diagrama de fluxo de dados é uma das ferramentas mais conhecidas e mais úteis no projeto e desenvolvimento de um determinado sistema, ou para analisar o sistema já existente na organização.
Apesar da grande importância do digrama de fluxo de dados, para construí-lo temos de utilizar apenas quatro símbolos gráficos que são: a entidade externa, o fluxo de dados, oprocesso e o depósito de dados.
As entidades externas, de uma forma geral, representam alguma "elemento" fora do sistema que está sendo projetado, todavia provocam alguma influência no seu desempenho.
Esse "elemento" podem ser um grupo de pessoas, cliente, fornecedor, lugar, um diretor ou mesmo um outro sistema que fornece dados para o sistema em pauta, cada caso com suas devidas peculiaridades quedevem ser criteriosamente observadas.
Os fluxos de dados em um diagrama servem para indicar a movimentação de estruturas de dados, seguindo de um lado para outro no sistema de informações.
Para representar a direção em que os dados ou suas respectivas estruturas estão fluindo no diagrama, devem ser usadas setas preferencialmente verticais e/ou horizontais.
Como regra geral, a direção do fluxode dados deve ser de cima para baixo e da esquerda para a direita, todavia essas normas não são muito rígidas. Outros sim, ressaltamos que essas regras são tradicionalmente aplicadas na construção de fluxogramas lógicos.
Processo, durante uma sequência de processamentos, é muito comum ocorrerem transformações de dados, cálculos ou outras operações dessa natureza.
Na elaboração do diagrama defluxo de dados é necessário identificar essas funções de transformações dentro do sistema. Essas transformações são representadas por símbolos que indicam processos.
Essa simbologia também pode identificar no diagrama de fluxo de dados - DFD, um programa ou conjunto de programas, uma operação manual, como, por exemplo, conferência de dados, ou mesmo uma rotina dentro de um programa.
Os processossão representados por retângulos com os cantos arredondados e podem ser divididos em três áreas para melhor identificação de suas referências.
Depósito de Dados, na construção do diagrama de fluxo de dados - DFD, iremos detectar a existência de lugares em que deverá haver armazenamento de dados, ressaltando que se trata apenas de componente lógico do sistema sem comprometimento com o seu aspectofísico.
A representação desses locais é feita por meio da simbologia de depósito de dados e deve possuir um nome explicativo em relação ao seu conteúdo.
Um depósito de dados nada mais é do que um conjunto de estruturas de dados em repouso, podendo ser um arquivo, diversos arquivos ou mesmo tabelas.
Por convenção, cada arquivo deve ser indicado individualmente no diagrama. Todavia, quando dois oumais arquivos contiverem dados referentes à mesma entidade e acessados basicamente de forma simultânea, eles podem ser representados por um único símbolo.

MODELAGEM DE DADOS. MODELO CONCEITUAL DE DADOS

A modelagem de dados é a primeira etapa de um projeto que envolva banco de dados e tem como seu principal objetivo o desenvolvimento de um modelo que contenha entidades e relacionamentos, e quecom isso seja possível representas as especificações das informações do negócio.
A modelagem de dados ajuda a organizar a forma de pensamento sobre os dados, demonstrando o significado e a aplicação prática deles. Ela também estabelece o vínculo entre as necessidades dos usuários e a solução de software que as atende. Essa modelagem faz com que se tenha uma redução na complexidade do projeto a umponto que o projetista possa compreender e manipular os dados.
Um modelo de dados é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados.
Dentre as técnicas utilizadas para construção dos modelos utiliza-se “linguagem de modelagem de dados”, que podem ser gráficas ou textuais.
Até a década passada era comum o uso de linguagem de modelagem textual, hoje, graças...
tracking img