Modelagem de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELAGEM DE DADOS
CURSO ON LINE NA FUNDAÇÃO BRADESCO – SETEMBRO/2011
RESUMO DAS ATIVIDADES
MODELAGEM DE DADO:
Técnica utilizada para especificar as regras de negócios e as estruturas de dados de um banco de dados. Componente de um ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação sendo de grande importância para o correto resultado do projeto. O processo de modelar dados, tem comoobjetivo o processo de desenhar o sistema de informações, observando com atenção o papel de componentes como as entidades lógicas e as dependências lógicas entre essas estas entidades.
O processo de modelar dados ou modelagem de banco de dados consiste em uma série de aplicações teóricas e práticas, com o objetivo de construir um modelo de dados consistente e seguro não redundante e aplicável emqualquer SGBD mais atualizado.
Dentro do processo de modelagem de dados, podemos destacar funções de grande importância, como:
* Modelo conceitual: baseado no mais alto nível e deverá ser utilizado no processo onde o envolvimento do cliente é necessário. Este tipo de função dentro da modelagem de dados destaca-se como a fase de maior facilidade especifica. É descrito como a parte inicial do processode modelagem, ou seja, a entrevista com o cliente para verificar suas necessidades. A construção de um diagrama de dados, denominado Diagrama de Entidade e Relacionamento. Este diagrama é considerado a principal chave para a compreensão do modelo conceitual de dados. Neste processo deverão ser identificados todas as entidades e os seus relacionamentos. Umas das ferramentas mais utilizadasatualmente, por sua simplicidade e eficiência, destacaram o modelo de entidade e relacionamento. Consiste na observação do ambiente real, possuindo uma seleção de objetos básicos, chamados entidades e relacionamentos.

* Modelo lógico: Neste processo, e utilizando os modelos criados pelo Modelo Conceitual, serão definidas as chaves, primarias ou estrangeiras, definindo também a padronização dasnomenclaturas a serem utilizadas nas entidades.

* Modelo físico: Tomando como base as informações dos Modelos Conceituais e Lógicas, esta é a fase de processo operacional para a criação do modelo físico do banco de dados. Através do SGBD escolhido, serão criadas então as entidades dentro deste ambiente, de acordo com as exigências de cada SGBD, por isso a escolha correta é necessária nesta faseda modelagem de dados.
Sendo a modelagem de dados um processo em que são consideradas uma série de análises conceituais e lógicas, com o objetivo de encontrar qual será a melhor estrutura de armazenamento e manutenção de informações em um banco de dados, será necessário sempre uma visão mais ampla nos estudos de casos, análise de projetos e conclusão. Para um resultado positivo neste processo,duas etapas são de grande importância, sendo elas:
* Análise de Entidades: Nesta fase da modelagem de dados o principal objetivo é identificar os elementos e seus significados próprios, como Clientes, Produtos, Pedidos, Locação, etc. O conceito destas entidades poderá ser considerada como algo concreto como Clientes e Produtos ou como algo abstrato como Locação e Venda.

* Análise deRelacionamentos: Esta etapa da modelagem de dados será definir o correto relacionamento entre as entidades, quando será utilizadas e de que forma, sendo considerada de grande importância para que o processo seja descrito com clareza e todos os seus aspectos.
Definir graficamente as análises acima é outro ponto fundamental em uma modelagem de dados. A utilização de softwares específicos comoferramenta de modelagem é de grande ajuda ao desenvolvedor pois possui funções que atuam como ajuda no momento de sua criação, melhorando o aspecto produtivo e de organização na confecção e demonstração dos modelos de entidades e relacionamentos.

Ao iniciar uma modelagem de dados, o analista busca as informações com seu cliente, elaborando todos os processos desejados, e transformando essas...
tracking img