Modais de transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modais de transportes
Os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos.
Os cinco tipos de modais de transporte são:
➢ Rodovias
➢ Ferrovias
➢ Aerovias
➢ Hidrovias
➢ Dutos
A escolha de cada modal reflete na condição enecessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição (tempo, prioridades) e o custo logístico.

Transporte Aéreo
O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes.
É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam deum transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas
É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais.
Seria errado pensar que só mercadorias de pequeno porte ou de alto valor comercial ou só as cargas muito urgentes são transportadas por via aérea.
Transportes de porta a porta, do local de produção ao usuário final,completam as soluções logísticas oferecidas pelas companhias aéreas que hoje se dedicam ao transporte de carga. No modal aéreo, a contratação da carga se dá normalmente através dos agentes de carga aérea que, de posse das informações sobre o tipo de carga a ser embarcada (volume, peso bruto, número de volumes e valor da mercadoria), procederão a escolha da companhia aérea que ofereça as melhorescondições de frete. Além de angariar fretes, alguns agentes de carga oferecem ao cliente outros serviços relevantes, tais como coletar a carga na fábrica ou local de origem, empacotar e marcar volumes, etc.

No transporte aéreo, quanto maior o peso da mercadoria, menor o valor do frete unitário. Consequentemente, o exportador de pequenos lotes deve privilegiar o agente que se mostre capaz de consolidara carga com a de outros exportadores que se utilizem os mesmos aeroportos de origem/destino.

Historia da Aviação
1709 – 1º voo em aeróstato por Batolomeu de Gusmão
1852 – invenção do dirigível por Henri Giffard
1866 – criação da 1ª associação aeronáutica
1880 – 1º planador
1903 – 1º voo em avião “Wright Flyer” pelos irmão Wright
1906 – 2º voo em avião “14-Bis” por Santos Dumont
1911 – 1ºvoo transcontinental (de um continente a outro) de New York a California
1930 – Invenção do piloto automático
1940 – 1º voo a médio curso, por Douglas DC-4 e Lockheed Constellation
1952 – 1º avião a jacto comercial por Havilland Comet
1964 – 1º Transatlântico sem escala
1972 – 1º voo de avião com 3 motores
1982 – 1º avião de longo alcance com 2 motores
1994 – Maior avião do mundo na décadade 90 com 2 motores, Boeing 777
2005 – 1º voo não tripulado (comandado via computadores sem pilotos), Global Hawk

Inicio do Transporte Aéreo no Brasil
Após a segunda guerra mundial houve o crescimento deste meio de transporte no território brasileiro.
Em 1944 a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu alguns aviões Douglas C-47, que foram utilizados em missões de transporte de carga e depessoas.
Com o término dos conflitos internacionais este tipo de aeronave passou a operar as linhas do Correio Aéreo Nacional (CAN) e daí então surgiu o transporte da cargas.
No Brasil o transporte de carga por via aérea é o meio mais eficaz para utilização a longas distâncias.

Modal Aéreo
No transporte aéreo, quanto maior o peso da mercadoria, menor o valor do frete unitário.
O transporte aéreocomercial de carga é sempre documentado através de um Conhecimento de Embarque Aéreo, que poderá pertencer à companhia ou ao próprio agente. Sendo três tipos de Conhecimentos:
AWB (Air Way bill): 
Trata-se de um Conhecimento da companhia aérea, emitido diretamente por ela ou por seu agente para o exportador, em caso de cargas não consolidadas.
Este Conhecimento Aéreo é emitido em três vias...
tracking img