Moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A diversidade cultura está presente em todas as cidades de todos estados e países. Em cidades grandes, obviamente há um maior numero de pessoas vindas de diversas partesdo globo, contribuindo com dois fenômenos: aculturação e maior busca de informação. A matemática é simples: quanto mais pessoas, mais informação; quanto mais informação,mais cultura, levando a uma troca maior de elementos representativos. Todos estes fatores acabam criando uma gama de opções culturais dentro de uma única sociedade.
Quandoalgum cidadão holandês, por exemplo, chega numa cidade qualquer do Brasil, acontece o que chamamos de aculturação, ou seja, em pouco tempo, nosso amigo holandês acabaadquirindo costumes brasileiros, sem perder seus costumes originais. De alguma forma, sua cultura também reflete no povo local, como um prato típico que passa a ser servidonuma janta para amigos, numa gíria engraçada que acaba virando mania dentro de um grupo. Essa troca de elementos culturais acaba desenvolvendo uma cultura mutante, que pormuitas vezes, temporária. Porém outras culturas persistem devido ao grande nível de aceitabilidade e identificação pessoal. Todo esse processo pode explicar como surgemmovimentos culturais como o Punk, os Emos, os Mod’s, os Rockers, dentre outros. Estas tribos legitimamente urbanas ligam-se essencialmente a música, a roupas que podem atéchocar aos olhos mais ortodoxos, costumes controversos e ligados à contracultura e no caso do movimento Punk, carregam consigo uma forte ideologia política.
Mais que umasimples turminha de jovens, essas tribos ditam regras de comportamento, criam tendências e são responsáveis por promoverem revoluções sociais. Afinal, quem são elas?
tracking img