Cadastro aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES DE INCENTIVO À LEITURA EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/leitura.html
Araci Isaltina de Andrade
Universidade Federal de Santa Catarina/Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Campus Universitário - Florianópolis - SC E-mail: araci@ced.ufsc.br
Ursula Blattmann
Universidade Federal de Santa Catarina/Departamento de Biblioteconomia e DocumentaçãoCampus Universitário - Florianópolis - SC E-mail: ursula@ced.ufsc.br
 
 
RESUMO
Relata o projeto desenvolvido em 3 bibliotecas de escolas de ensino de 1º grau de Florianópolis. Objetivo centrado em desenvolver atividades de incentivo à leitura de forma integrada ao processo de ensino-aprendizagem. A revisão de literatura concentra-se sobre atividades de incentivo a leitura em bibliotecasescolares. Apresenta as atividades desenvolvidas com as crianças e professores das escolas. Os resultados mostram mudanças do corpo docente referente aos serviços prestados pela biblioteca e reconhecem a importância da biblioteca no incentivo da leitura.
 
Palavras-Chave: Biblioteca escolar. Hábito de leitura.
 
ABSTRATC
This papers presents the results about the project  incentive reading atschools libraries in 3 public schools at Florianópolis. The objective is  developing reading habits for children in the fundamentals years, integrating the learnig process. The literature review is about incentive reading habits and school libraries. Shows some activities with childrens and teachers at the school library. Some conclusions demonstrate fundamental changeover about the teachers viewsand the importance of library for reading activities.
Key-words: School libraries.  Reading habit.
1 INTRODUÇÃO
As atividades que estimulam o hábito da leitura, o conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais (livros, revistas, dicionários, entre outras) e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversosmomentos da vida.
 Os serviços bibliotecários de incentivo à leitura para alunos de 1ª a 4ª séries, integrados ao processo de ensino aprendizagem, favorecem o desenvolvimento e consolidação do hábito de leitura nas crianças.
 Pelo fato, das  bibliotecas escolares existentes em escolas municipais e estaduais apresentarem dificuldades para a realização de atividades pedagógicas no processo de promoção daleitura, verificou-se  a necessidade de criar um  projeto que tornasse viável o planejamento e execução de atividades de incentivo a leitura junto aos alunos de 1ª a 4ª séries, de forma integrada ao processo de ensino-aprendizagem.
 Em 1995, teve início o projeto intitulado "Atividades de Incentivo à Leitura em Bibliotecas Escolares", com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensãoda Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tendo como proposta desenvolver atividades de incentivo à leitura em Bibliotecas Escolares das Escolas Municipais de Florianópolis, concentrando as atividades nos alunos de 1ª a 4ª séries do ensino de 1º grau. O projeto foi executado na Escola Básica Beatriz de Souza Brito -  Bairro Pantanal. Em 1996 na Biblioteca da Escola Desdobrada JacintoCardoso - Bairro Serrinha. E em 1997, no Colégio Estadual Simão José Hess, localizado no bairro Trindade,  todos no município de Florianópolis.
As atividades propostas, foram executadas com a colaboração de alunos-bolsistas do curso de Biblioteconomia da UFSC e anualmente as atividades foram descritas em relatórios elaborados pelos bolsistas e pelas coordenadoras do projeto (Andrade, 1997 e Blattmann,1996).
 
2 OBJETIVOS
O objetivo geral consiste em desenvolver atividades de incentivo à leitura em bibliotecas escolares das escolas do ensino de 1º grau de Florianópolis e como objetivos específicos destacam-se:
· Obter  informações  sobre as atividades desenvolvidas na promoção da leitura nas escolas pelas bibliotecas escolares e professores.
· Realizar a hora do conto nas turmas  de 1ª ...
tracking img