Moda infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 170 (42424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

ILÍADA DAMASCENO PEREIRA

A Infância e suas Relações com o Consumo na Perspectiva de Publicitários Cearenses

FORTALEZA 2008

2

ILÍADA DAMASCENO PEREIRA

A Infância e suas Relações com o Consumo na Perspectiva de Publicitários Cearenses

Monografia apresentada ao Curso de comunicação Social da Universidade Federal do Ceará como requisito para a obtenção do grau de Bacharelem Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, sob a orientação do Profª doutora Inês Silvia Vitorino Sampaio.

Fortaleza 2008

3

ILÍADA DAMASCENO PEREIRA A Infância e suas Relações com o Consumo na Perspectiva de Publicitários Cearenses Esta monografia foi submetida ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para a obtenção dotítulo de Bacharel. A citação de qualquer trecho desta monografia é permitida desde que feita de acordo com as normas da ética científica.

Monografia apresentada à Banca Examinadora:

______________________________________________________ Prof. Ms. José Ronaldo Aguiar Salgado Universidade Federal do Ceará

______________________________________________________ Profª. Ms. Glícia MariaBezerra Pontes (Membro) Universidade Federal do Ceará

_____________________________________________________ Profª. Ms. Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante (Membro) Universidade de Fortaleza

Fortaleza 2008

4

Dedicatória Dedico este trabalho a minha família, em especial, a meus irmãos, a minha avó e a minha mãe por todo o apoio oferecido.

5

Agradecimentos
Agradeço, primeiramente,a Deus por me ajudar em todas as ocasiões. Agradeço a minha família e a todos os meus amigos por estarem presentes e me apoiarem sempre que preciso. Agradeço a minha orientadora por nunca me abandonar, apesar de toda a distância existente durante o período da monografia. E agradeço a ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, no âmbito do Programa InFormação – Programa de Cooperaçãopara a Qualificação de Estudantes de Jornalismo e ao Instituto Alana no âmbito do Programa Criança e Consumo por apoiarem e acreditarem na construção deste trabalho.

6

Advertência
Os conteúdos, reflexões e opiniões constantes deste trabalho, bem como do Projeto que a ele deu origem, não representam, necessariamente, as opiniões da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e doInstituto Alana.

7

Resumo
O presente trabalho busca promover uma reflexão sobre a publicidade destinada ao público infanto-juvenil e sua relação com o consumo sob a ótica de publicitários cearenses. Para tanto, considera, de modo especial, o nível de conhecimento e compreensão destes publicitários acerca do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, do CONAR (ConselhoNacional de Auto-Regulamentação Publicitária) e das possíveis implicações da publicidade no consumo de crianças e adolescentes. Do ponto de vista metodológico, a proposta é realizar entrevistas em profundidade com doze publicitários atuantes em agências da cidade de Fortaleza, as quais serão avaliadas com base na análise do discurso. PALAVRAS-CHAVES: publicidade infantil, CONAR, Código deAuto-Regulamentação Publicitária, análise do discurso.

8

Sumário
Introdução....................................................................................................................... 9 1. A relação entre as crianças, a mídia e a publicidade............................................. 12 1.1. A relação entre os jovens e a mídia: o exemplo de um episódio comum.................12 1.2. Aconstrução do conceito de infância e a relação com os tipos de mídias.............................................................................................................................. 18 1.3. Como a televisão deve ser pesquisada?................................................................... 23 1.4. Algumas questões sociais que são apontadas quando se estuda a influência...
tracking img