Trabalho infantil: infancia perdida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

4REFERÊNCIAS........................................................................................................9



































1- INTRODUÇÃO


Atualmente o trabalho infantil não esta restrito apenas a grandes cidades, ele também ocorre com muita freqüência nas pequenas cidades. Crianças que deixam de freqüentar a escola para trabalhar são cada vez maisfreqüentes, elas deixam o lazer, a saúde e educação de lado, ficando expostas a todo tipo de situação e perigos do cotidiano em que vivem.
O trabalho infantil na maioria das vezes faz com que as crianças deixem de freqüentar a escola e consequentemente com a falta de estudo estão impedidas de ingressar em um mercado de trabalho e se qualificarem futuramente. O trabalho infantil faz com que a criança sedesenvolva precocemente.
No decorrer desse trabalho veremos as conseqüências do trabalho infantil e como está sua erradicação no Brasil.



















2 – Desenvolvimento


O vídeo João e Bilú, apresenta duas crianças que lutam para sobreviver catando e vendendo papelão e latas e outros recicláveis para poderem construir uma casinha e também ajudar no sustento dafamília, esse vídeo nos mostra o contraste entre ricos e pobres, contraste que acontece no mundo todo e nos mostra também que apesar do imenso sofrimento as crianças não perdem os sonhos, a esperança.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 a idade mínima para o jovem ingressar no mercado de trabalho é a partir dos 16 anos ou dos 14 anos na condição de menor aprendiz, ainda é vedado o trabalhonoturno, perigoso ou insalubre ao menor de 18 anos, na realidade não é isso o que acontece, crianças anulam sua infância, saem das escolas para começar a trabalhar e com isso contribuir com o orçamento domestica, já que muitas vezes o governo não supre as necessidades básicas de milhares de pessoas.
Quando crianças e adolescentes saem para trabalhar, são vítimas de enorme violência, são expostas aenormes perigos, elas vivem em um meio que pertence aos adultos, deixam de brincar, experimentar coisas da sua idade fundamental para o seu desenvolvimento, deixam os estudos, prejudicam seu desenvolvimento, afetando sua formação e sua integração com a escola, consequentemente suas chances de arrumar um emprego digno no futuro são praticamente anuladas.
Moro em uma pequena cidade do interior de SãoPaulo, aqui, ás vezes vemos crianças cuidando de carros nas portas de restaurantes, supermercados e lojas, muitas vezes eles passam a noite toda “cuidando de carros”, se submetendo a riscos e ao perigo a troco de algumas gorjetas. Outros entregam panfletos de lojas e supermercados, ficando o dia todo nas ruas, quando deveriam estar em uma sala de aula.
Recentemente em uma viagem para o nordestedo Brasil, pude constatar que nessa região a exploração infantil é muito alta e a desigualdade social ou seja o contraste entre ricos e pobres muito grande, onde moro o contraste é menor, por isso optei por escrever um pouco sobre o nordeste, o oposto da cidade em que moro.
Na região Nordeste, uma das mais pobres do país é onde está concentrada a grande desigualdade social, principalmente nascidades turísticas, muitos adolescentes e crianças desde cedo começam a trabalhar para ajudar nas despesas de casa, a mão de obra infantil é bastante explorada.
É possível ver crianças cuidando de carros nas portas de restaurantes e em pontos turísticos, e também vendendo todo tipo de coisas, como sorvetes, e refrigerantes em praias, as ruas são tomadas por crianças em semáforos vendendo...
tracking img