Mobilidade urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO: A mobilidade urbana de Curitiba

Atualmente, um dos maiores problemas das grandes cidades é a cada vez mais problemática mobilidade urbana. A capacidade de deslocamento dentro do espaço urbano deve ser analisada considerando a articulação entre os diversos meios de transporte, como pedestres, bicicletas, carros particulares e transporte público. Através de análise dos últimos 10 anos, épossível observar grandes mudanças ambientais que impactaram na mobilidade urbana, como crescimento populacional, população economicamente ativa, índice de motorização, atratividade do transporte público, entre outros; fatores que fazem com que a necessidade e adequação dos diferentes modais de transporte sejam variáveis conforme o tempo.
Quando o assunto mobilidade urbana é tratado para a cidadede Curitiba, percebe-se que a cidade foi e ainda é referência nacional para muitos aspectos, principalmente no que se refere ao transporte coletivo. Os desafios, entretanto, continuam grandes e caso a gestão municipal não retome os projetos de melhoria da infra-estrutura a longo prazo, a cidade modelo pode entrar num colapso nos próximos anos.
Sempre à frente das demais capitais no que se refereà qualidade de vida e planejamento urbano, Curitiba acabou atraindo uma grande massa populacional nas últimas duas décadas. Essa massa, porém, acabou se instalando nos municípios limítrofes, criando um inchaço urbano e exigindo medidas rápidas para que o trânsito não ficasse caótico. Abaixo, segue um gráfico de como fica evidenciado o crescimento da região metropolitana de Curitiba (RMC) e de comoa capital permaneceu estável no seu número populacional. Ainda fica claro que a RMC, nos próximos dez anos, será 50% maior que Curitiba, exigindo assim, uma integração cada vez maior e mais eficiente do transporte público não só na cidade, que já tem uma integração perto dos 95%, mas também com as cidades vizinhas.

E como explicar a razão desse crescimento diferenciado da RMC em relação àcapital? Em 1970, a Região Metropolitana de Curitiba possuía menos de um milhão de habitantes. E, após três décadas, passou a abrigar mais de dois milhões. A ocupação do espaço regional já na primeira década, transcendeu os limites territoriais do município, fazendo com que os mesmos se tornassem uma aglomeração contínua que foi incorporada à dinâmica metropolitana. Nessa época, o Paraná passava pormudanças na agropecuária, como modernização da base técnica de produção, expansão de culturas, comercialização de commodities e agroindustrialização, assim como expressivos fluxos migratórios em direção aos centros urbanos, como Curitiba e entorno. A industrialização também teve destaque, intensificando-se no espaço metropolitano com a introdução dos ramos modernos na linha da metal-mecânica.Durante os anos 1970 e 1980, Curitiba sediou grandes grupos, principalmente na área da Cidade Industrial. Araucária, município limítrofe, recebeu a Refinaria da Petrobrás, por exemplo. Nos anos 1990, houve uma mudança na composição da estrutura industrial, com a incorporação de novos segmentos, sustentada por uma política estadual de atração de novos investimentos, reforçando o espaço metropolitano,que disponibilizava vantagens locacionais por conta da proximidade do mercado da região Sudeste e do porto de Paranaguá, oferta de infra-estrutura em termos de energia, telecomunicações, aeroporto internacional e rodovias.
Os investimentos econômicos foram realizados particularmente nos municípios de São José dos Pinhais, localização de duas grandes montadoras (Renault/Nissam e Volkswagen/Audi), efoco de investimentos em comércio e serviços, além da adequação do aeroporto internacional; Campo Largo (que agora também possui uma planta automotiva: a Fiat); Araucária (refinaria da Petrobras); Curitiba (com empresas do porte da Volvo, Bosh, Positivo Informática, Kraft Foods e GVT), além de outros grandes conglomerados instalados na RMC como a Votorantim.
Nas últimas duas décadas, com...
tracking img