Mkt nike

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Santarém
Escola Superior de Gestão de Santarém
Licenciatura em Gestão de Empresas
Disciplina de Marketing, 2º Semestre / 2º Ano

Reflexão 0

Autores: Filipe Coelho nº 5244
Patrícia Miguel nº 5040
Ricardo Talixa nº 5280
Rui Santos nº 5362

31 de Outubro de 2008

A definição de marketing, osconceitos de responsabilidade social das empresas e governança cooperativa, a análise do site da nike nos Estados Unidos e em Portugal e o estudo das respectivas diferenças, são os temas abordados neste trabalho.

1) – Definam marketing (principais conceitos e articulação da função marketing com outras funções organizacionais).

Marketing é criar e administrar relacionamentos lucrativos, criandovalor para o cliente e fazendo com que esse valor seja devolvido à empresa, normalmente em termos de lucro e de aumento da participação da empresa no mercado, aumentando a participação do cliente na vida da empresa e na definição das suas estratégias futuras.
O processo de marketing, envolve compreender o mercado, necessidades e desejos dos clientes, elaborar uma estratégia de marketing focada nosclientes, desenvolver um programa de marketing que proporcione elevado valor para os clientes, construir relacionamentos de longo prazo com os clientes, satisfazendo os seus desejos, mas acima de tudo tentar exceder as suas expectativas em relação a um produto, serviço ou experiência.
A função marketing, está constantemente em plena cooperação com as diferentes funções organizacionais de umaempresa, para assegurar que estas estão a cumprir constantemente com o ponto fundamental do marketing actual, que considera o cliente como o activo mais importante de uma organização, aquele que vai ajudar a empresa a alcançar os seus objectivos no curto e longo prazo. Como disse uma vez Sam Walton, fundador do Wal-Mart: “Existe apenas um chefe. O cliente. Ele pode demitir qualquer pessoa daempresa, desde o presidente, simplesmente gastando o seu dinheiro noutro lugar”.
É para evitar situações destas, que o marketing moderno envolve as diferentes funções organizacionais nos seus princípios.

2) - No âmbito dos desafios actuais da função, expliquem a importância dos temas Responsabilidade Social das Empresas e Governança Cooperativa para a gestão de marketing.

O conceitoResponsabilidade Social das Empresas (R.S.E), representa a integração voluntaria por parte das empresas nas suas operações e interacção com o meio envolvente, de preocupações sociais e de nível ambiental.
Este conceito assume no marketing actual muita importância, na medida em que ele vai no sentido contrário às críticas sociais que lhe são feitas. Algumas são justificadas; muitas delas nem por isso. Acrítica social ao nível do marketing, afirma que determinadas práticas prejudicam consumidores individuais, a sociedade e inclusive outras empresas comerciais.
Um dos pontos que pode servir para atenuar estas criticas sócias em relação ao marketing, têm a ver com as orientações na administração de marketing ao nível do marketing social. Esta orientação, diz-nos que as empresas devem levar em conta trêsfactores ao definir as suas estratégias de marketing: Empresa (Lucro / Rentabilidade), Consumidores (Satisfação das suas necessidades e desejos), Sociedade (Preocupação

com o bem-estar da humanidade), sendo que é neste último aspecto que reside a importância da responsabilidade social das empresas para o marketing actual.
Ao nível da empresa (Dimensão interna), as práticas socialmenteresponsáveis implicam preocupações com a gestão dos recursos humanos, saúde e segurança no trabalho, adaptação a mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais. A responsabilidade social ultrapassa a esfera da própria empresa (Dimensão externa), preocupando-se com as comunidades locais, parceiros comerciais, fornecedores e consumidores, direitos humanos e preocupações ambientais...
tracking img