Factores abioticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACTORES ABIOTICOS

INTRUDUÇÃO

Existem elementos do ambiente físico e químico que actuam sobre quase todos os aspectos da vida dos diferentes organismos, ao qual lhe chamamos, factoresabióticos.
Estes influenciam o crescimento a actividade e as caracteristicas que os seres apresentam, assim como tambem a sua distribuição por diferentes locais.
Variando de valor de local para local,determinando uma grande diversidade de ambientes.

A caracterização dos factores abioticos

Os factores abióticos podem dividir-se em dois grupos :

Factores Climáticos ,como a luz, a temperatura ea humidade, que caracterizam o clima de uma determinada região.

Factores Edáficos, como a composição química e a estrutura do solo.

A importância dos factores abióticos

A luz

A luz é umamanifestação de energia, cuja fonte principal é o Sol.
É indispensável ao desenvolvimento das plantas e dos animais .De facto, os vegetais produzem a materia de que o seu organismo é formado atravésde um processo , ao qual lhe chamamos ,fotossíntese realizado a partir da captação de energia luminosa.
Assim como as plantas quase todos os animais precisam de luz para sobreviver . São excepçãoalgumas espécies, como por exemplo as que vivem em cavernas e as que vivem no meio aquático a grande profundidade, as quais têm o nome de cavernosas e abissais respectivamente. Os animais e as plantasapresentam fotoperiodismo, isto é, capacidade de reagir à duração da luminosidade diária a que estão submetidos - fotoperíodo.
Muitas plantas com flor reagem de diferentes modos ao fotoperíodo, tendo,por isso, diferentes épocas de floração. Também os animais reagem de maneira diferente ao fotoperíodo, pelo que apresentam o seu período de actividade em diferentes momentos do dia.A temperatura

Neste item , é importante conhecer-mos...
tracking img