Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agrupamento de Escolas e Jardins-de-infância D. Lourenço Vicente
Escola Básica 2,3 Dr. João Das Regras

Influência dos factores abióticos na germinação das sementes

Actividade laboratorial nº.5
















Disciplina: Ciências Naturais

Professora: Sofia Gomes

Data de Elaboração: 23/01/2013







Trabalho elaboradopor:


- Tomás Pereira Nº 27 8ºC
1 - Introdução

Neste trabalho irei falar da germinação de sementes, nomeadamente, da semente do feijão. A experiência consiste na germinação dasemente no feijão, em diferentes ambientes. Irei falar das diferenças verificadas nos diferentes ambientes.

1.2 – Introdução Teórica:

Factores abióticos:

➢ Em ecologia, denominam-se factoresabióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos e químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como: a luz, a temperatura,o vento e outros.


O que é a germinação:

➢ A germinação consiste no conjunto de fenómenos que ocorrem na semente até originar uma planta, iniciando-se com a absorção de água pelos tecidos dasemente (embebição). Após as transformações metabólicas promovidas pela embebição, há o crescimento da radícula através das estruturas envoltórias da semente, que marca o fim da germinação e o início docrescimento da planta.

➢ A germinação é influenciada pelo meio. Caso a planta encontre um ambiente adverso, dificilmente a germinação ocorrerá. Para que ocorra, é necessário que ascondições do meio sejam adequadas, em termos de composição atmosférica, água e temperatura adequada, etc.

Germinação das sementes de Feijão:

➢ A semente do feijão tem condições específicas para quepossa germinar. A semente reage bem com uma temperatura entre os 9ºC e os 28ºC e com um ambiente luminoso e húmido.



2- Material:


• Água
• Algodão
• Local escuro...
tracking img