Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitose
Mitose ou cariocinese é o processo de divisão celular no qual ocorrem profundas alterações citoplasmáticas e nucleares na célula, visando a uma equilibrada distribuição dos seus cromossomospara as duas células-filhas que vão surgir.
Na mitose, as células-filhas são idênticas à célula-mãe, pois encerram o mesmo número de cromossomos que esta última possuía e contêm a mesma programaçãogenética. Assim, se a célula-mãe é diplóide as células-filhas também serão. Se for haplóide o mesmo se repetirá nas células-filhas.
A mitose compreende quatro fases fundamentais: prófase, metáfase,anáfase e telófase. O período da vida de uma célula que intermedeia duas mitoses recebe o nome de interfase. É durante a interfase que ocorre a duplicação do material genético, preparando a célula paraa realização da mitose.
A interfase pode ser dividida em três períodos:
G1: compreende a fase anterior a duplicação do DNA; a célula cresce e realiza seu metabolismo normal, sintetizando RNA eproteínas;
S: no qual ocorre a duplicação do DNA, a síntese de histonas e a duplicação dos centríolos;
G2: Intervalo entre duplicação do DNA e o início da divisão celular; ocorre síntese de proteínas e demoléculas necessária a divisão.
Prófase: Os filamentos de cromatina começam a se enrolar, ficando visíveis, e formam os cromossomos. As cromátides estão unidas pelo centrômero. Duplicados, oscentríolos migram para os pólos, rodeados por um conjunto e filamentos que crescem gradativamente e iniciam a formação do fuso acromático. A membrana nuclear começa a se fragmentar e os nucléolosdesaparecem.
Metáfase: os centríolos ocupam pólos opostos da célula. Cada cromátide está presa as fibras do fuso pelo cinetócoro. Os cromossomos ocupam a região mediana da célula, formando a placaequatorial e está com a condensação máxima, o que torna bem visíveis as cromátides. As cromátides-irmãs voltam-se para os pólos opostos da célula.
Anáfase: as cromátides separam-se e são levadas para os...
tracking img