O acesso do idoso as novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

Natalia Rangel
Priscila Barbosa

O acesso do Idoso as Novas Tecnologias

CAMPOS DOS GOYTACAZES
OUTUBRO/2012

Natalia Rangel
Priscila Barbosa

O acesso do Idoso as Novas Tecnologias

Trabalho apresentado ao Professor Andre,
Disciplina Saude do Adulto,Idoso e
Mundo do Trabalhador , curso de graduação em
Enfermagem

CAMPOS DOS GOYTACAZESOUTUBRO/2012


Introdução

As barreiras que dificultam a inclusão digital dos idosos são diversas. Algumas das dificuldades encontradas referem-se aos declínios sensoriais, motores, físicos decorrentes do avanço da idade. Sendo que a difusão de novas tecnologias tem exigido dos idosos um aprendizado contínuo, para que os mesmos possam interagir de forma autônoma com os aparatos tecnológicos. Estetrabalho apresenta algumas questões relevantes à inclusão digital relacionada à terceira idade. Propõe-se observar a necessidade de desenvolver e oportunizar formas alternativas de acesso às novas tecnologias para o público idoso. Discutem-se as possíveis limitações que a terceira idade encontra para interagir com as novas tecnologias. É abordado o direito a inclusão digital para pessoas idosas ede que forma isto é definido na legislação vigente. Para podermos compreender quais peculiaridades devem ser observadas ao desenvolver novas tecnologias que favoreçam a integração das pessoas idosas com os avanços tecnológicos.

O crescimento da população idosa tem se configurado como uma tendência mundial. Os avanços da medicina, da farmacologia, das melhorias sanitárias (higiene e saúde) e doreconhecimento dos direitos dos idosos podem ser considerados alguns dos fatores que colaboram para a melhoria da qualidade de vida, e consequentemente para um aumento da expectativa de vida e crescimento da população idosa.

Os direitos de toda população brasileira são reconhecidos pela Constituição Federal de 1988. A terceira idade, além da Constituição, é amparada pelo Estatuto do Idoso,sancionado no ano de 2003. Este lhes confere direitos diferenciados, reconhecendo que o idoso possui características e necessidades diferentes do restante da população. Um dos pontos relevantes do Estatuto do Idoso é a preocupação com a interação do idoso com a vida moderna, com ênfase na necessidade de interação com os aparatos tecnológicos, para que este público tenha mais autonomia ao executartarefas cotidianas, como por exemplo: usar um caixa eletrônico sem a necessidade de ser assessorado por um atendente.

Segundo Czaja e Lee (2007), “não ter acesso e ser capaz de usar a tecnologia cada vez mais colocará os idosos em desvantagem em termos de sua capacidade de viver e funcionar independentemente”. As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) podem ser consideradas um dosfatores que mais segregam a população idosa na atualidade. É comum que parte da população idosa apresente no decorrer de sua vida dificuldades de ordem cognitiva, motora, talvez financeira, que podem ser fatores limitantes ao acesso às novas tecnologias.

Este trabalho tem por objetivo discutir questões referentes ao tema informática para a terceira idade, observando a necessidade de desenvolver eoportunizar formas alternativas de acesso as NTIC. Nas próximas seções serão abordados temas como a população idosa no Brasil, será apresentada uma breve análise da população idosa. O idoso e o direito de acesso às NTIC, uma contextualização da legislação vigente. Os declínios decorrentes da idade e suas implicações na interação com as NTIC, observam-se as possíveis limitações que os idosos podemapresentar. A acessibilidade como alternativa para facilitar a interação humano computador. A tecnologia assistiva e sua aplicação para a terceira idade, esta apresentada como uma forma de superar as limitações apresentadas pelos idosos, e por fim, algumas considerações.

A população idosa no Brasil

Os censos populacionais entre 2000 e 2010, mostram um índice de crescimento da população...
tracking img