Mitos e tabus alimentares

Alimentação Mitos e Tabus

A alimentação é um tema cercado por diversos mitos e tabus em todas as sociedades. No Brasil, a situação não é diferente.
Os tabus alimentares podem ser temporários, sendo restritos a certos períodos de vida como puberdade, menstruação e gravidez, bem como podem ser permanentes e associados a aspectos sociais e religiosos.
A maioria das crenças que envolvem oconsumo alimentar não é baseada em comprovações científicas e acabam se disseminando através de boatos populares ou notícias sensacionalistas. É necessário sempre buscar a fonte dessas informações, tendo em vista que alguns desses mitos podem até causar malefícios à saúde. As crenças mais comuns incluem tópicos a respeito da combinação entre alimentos ou entre nutrientes, principalmente com relaçãoaos carboidratos, como será mostrado a seguir.

Manga e Leite fazem mal?
Um mito tradicional na população brasileira refere-se à combinação de manga com leite. Não há comprovações de que a associação traga quaisquer prejuízos à saúde. Ao contrário do que preconiza esse boato, esses alimentos são riquíssimos em nutrientes. A manga é fonte de fibras e vitaminas, principalmente vitamina A e B2,importante para a
visão e manutenção da pele saudável, além de vitamina C, necessária para a formação do colágeno, ajuda na absorção do ferro e é necessária para a cicatrização e recuperação de processos alérgicos. O leite também é fonte de vitamina A, B2 e vitamina K, que é responsável pela coagulação adequada do sangue. Este alimento é fonte de minerais importantes para o funcionamento doorganismo; além de apresentar boa quantidade de fósforo e potássio, o leite é uma ótima fonte de cálcio, essencial para a formação de ossos e dentes, para a contração muscular e regulação dos batimentos cardíacos. Portanto, a combinação de manga com leite somente trará problemas para aquelas pessoas que apresentarem alergia a esses alimentos. Caso contrário, trata-se de uma combinação saudável esaborosa.

Café atrasa o crescimento?
Muitos de nós já ouvimos e seguinte frase: “- Não beba café, você vai ficar pequeno”. Isso não procede, a cafeína presente no café não interfere no crescimento da criança, porém, esse alimento deve ser consumido moderadamente. No caso dos adultos, não passar de 4 xícaras de café ao dia, já as crianças, a quantidade deve ser a metade da dose. Portanto, o cafédeve ser consumido moderadamente, a cafeína interfere na absorção do cálcio e de outros nutrientes. Contudo, o café possui vitaminas, como a niacina, riboflavina e piridoxina, embora em pequenas quantidades.

Carboidrato à noite faz mal ou engorda?
Muitas pessoas acreditam que à noite a ingestão de alimentos fontes de carboidratos, como pães, massas, farinhas, batata e biscoitos, pode trazerprejuízos, principalmente àqueles que desejam perder peso. A comprovação desse mito somente se justifica em situações nas quais o consumo seja realmente exagerado, o que de fato, contribui com alto fornecimento de energia, dificultando o emagrecimento. Porém, é necessário destacar que o consumo em excesso, tanto de carboidratos como de qualquer outro nutriente, sejam proteínas ou gorduras, implicaráem alto consumo calórico, o que poderá da mesma forma prejudicar quem está de regime. No período da noite, é verdade que o metabolismo sofre uma leve diminuição e recomenda-se que o jantar seja uma refeição mais leve do que o almoço por esse motivo. Contudo, seja de dia ou de noite, é necessário ter uma alimentação equilibrada, que inclua todos os grupos alimentares, não sendo necessária arestrição de nenhum nutriente em especial. É importante sim evitar os excessos durante todo o dia, tanto para contribuir na perda de peso como para quem quer apenas ter hábitos alimentares saudáveis para toda a vida.

Carboidratos com carboidratos engorda?
A combinação de nutrientes também gera polêmica, já que existe o boato de que não deve ser consumido mais de um alimento fonte de carboidrato...
tracking img