Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFESSOR FÁBIO ROGÉRIO PROENÇA
Especialista em Contabilidade Empresarial e Controladoria (UEL)

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
Aula 1 – Plano de Contas e Livro Diário Aula 2 – Livro Razão Aula 3 – Balancete Aula 1

Plano de Contas e Livro Diário

OBJETIVOS DA AULA
Plano de Contas; Contas Patrimoniais; Contas de Resultado; Livro Diário; Lançamentos no Diário.COMENTÁRIOS SOBRE A AULA ATIVIDADE

CONTAS CONTÁBEIS
É a identificação de cada componente do patrimônio e do resultado. Todos os fatos contábeis (permutativos, modificativos ou mistos) são registrados em suas respectivas contas. A contabilidade atinge seu objetivo e sua finalidade por meio das contas.

TEORIAS DAS CONTAS
Teoria Personalística das contas Teoria Materialista TeoriaPatrimonialista

CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
Contas Patrimoniais Ativo, Passivo e PL Contas de Resultado Receitas, Impostos s/ venda, custos e despesas Contas de Compensação Registro de atos administrativos relevantes

HIERARQUIA DAS CONTAS
Exemplo: Nas contas do Ativo Circulante – Grupo de contas Disponível – Sub-grupo de contas Caixa – Conta Caixa Dep. 1 – Sub-conta Caixa Dep. 2 – Sub-conta

CONTAS DOATIVO
No método das partidas dobradas, as contas do ativo são debitadas pelo aumento, creditadas pela diminuição e, com exceção das contas retificadoras, apresentam saldo devedor.

GRUPOS DO ATIVO
Obrigatoriamente as contas do ativo são classificadas em 2 grupos: Circulante; Não Circulante.

SUB-GRUPO DO NÃO CIRCULANTE
O grupo do Ativo Não Circulante é classificado em 4 sub-grupos:Realizável a Longo Prazo; Investimentos; Imobilizado; Intangível.

CONTAS DO PASSIVO
No método das partidas dobradas, as contas do passivo são creditadas pelo aumento, debitadas pela diminuição e, com exceção das contas retificadoras, apresentam saldo credor.

GRUPOS DO PASSIVO
Obrigatoriamente as contas do Passivo são classificadas em 2 grupos: Circulante; Não Circulante.

ATIVIDADE EM SALA
Umavenda a prazo de R$ 15.000,00 foi realizada em dezembro de 2010 em 15 parcelas de R$ 1.000,00, sem entrada. Qual valor será demonstrado no balanço patrimonial em 31/12/2010 como valores a receber no grupo Realizável a Longo Prazo? Por quê?

CONTAS DO RESULTADO
Receitas Impostos s/ venda Custos Despesas

RECEITAS
No método das partidas dobradas, as contas de Receitas são creditadas peloaumento e apresentam saldo credor.

IMPOSTOS, CUSTOS E DESPESAS
No método das partidas dobradas, as contas de Impostos sobre Vendas, Custos e Despesas são debitadas pelo aumento e apresentam saldo devedor.

CONTAS PATRIMÔNIO LÍQUIDO
No método das partidas dobradas, as contas do Patrimônio Líquido são creditadas pelo aumento e debitadas pela diminuição.

GRUPOS PATRIMÔNIO LÍQUIDO
CapitalSocial; Reservas de Capital; Ajustes de Avaliação Patrimonial; Reservas de Lucros; Ações em Tesouraria; Prejuízos Acumulados (durante o ano pode ter Lucros Acumulados);

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

Livro Diário

O QUE DEVE CONTER?
O Livro Diário deve conter todos os registros contábeis, dia a dia, que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da empresa.

OBRIGATORIEDADELEGAL
Lei 486/69: Art 5º Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de livro Diário, [...]; Lei 10406/2002: Art. 1180 – Além dos demais livros exigidos por Lei, é indispensável o Diário, [...].

DISPENSA
Não existe a hipótese de dispensa de escrituração; As microempresas e as de pequeno porte, são dispensadas de escrituração apenas para fins de comprovação junto ao FiscoFederal.

REGISTRO
Lei 10406/2002: Art. 1181 – [...] os livros obrigatórios [...] devem ser autenticados no Registro Público de Empresas Mercantis.

MÉTODO DE ESCRITURÇÃO
Método das partidas dobradas: 1. Para cada causa um efeito; 2. Para cada origem uma aplicação; 3. Para cada crédito um débito. Sempre de igual valor


FÓRMULAS DE LANÇAMENTO
Simples Uma Conta Débito Uma conta crédito...
tracking img