Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitologia Grega
A origem do universo é um tema que a humanidade sempre teve muito interesse. Em todos os povos, em todas as épocas, surgiram muitas tentativas de compreender de onde tudo veio. No passado, a religião e a mitologia eram as únicas fontes de conhecimento. Elas propunham certa visão de como um ou vários deuses produziram este mundo.
Segundo Hesíodo, que é o mais antigo poeta gregodo qual se tem alguma certeza, o início de tudo é o Caos, um abismo que apresentava um aspecto único, ates da existência da Terra, do Céu ou do Mar. De Eros, um gênio que veio ao mundo antes de todos os outros seres vivos, nasceram Urano e Géia (Céu e Terra, respectivamente), e a partir destes, monstros apareceram, como montanhas, oceanos e astros. De forma indisciplinar, estes se mantiveram pormuito tempo em completa desordem. Ainda do Caos, nasceram Érebo (Trevas) e a Nix (Noite), que concebem o Éter, a luz do céu, e Hemera, a luz do dia. Da união de Urano e Géia, nasceram os seis Titãs, Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto e Crono, e as seis Titânidas, Téia, Réia, Mnemósine, Febe, Tétis e Têmis.
Entre os Titãs e as Titânidas, o casal mais importante é constituído por Crono e Réia.Deles vem a linhagem de dos deuses que se apossariam do Universo.
Além dos Ciclopes, dos Hecatônquiros e dos Gigantes, Géia e Urano geraram Gênios da tempestade, como Brontes (o trovão), Estérope (o relâmpago) e Arges (o raio). Estes acuavam os homens com suas tempestades, para os Deuses.
Urano, odiando os filhos que Géia lhe dava, ocultava-os nas profundezas da Terra. Géia pediu aos filhos quea protegessem do esposo, mas apenas Crono a ajudou. Em uma emboscada, Crono cortou o pênis de Urano com uma foice, e Géia recebeu no ventre todo o sangue do ferimento, e mais uma vez foi fecundada, gerando as Erínias. O pênis de Urano caiu no mar, fazendo com que da espuma por ele ejaculada, nascesse Afrodite, a deusa do Amor. Crono reinou sozinho sobre o Universo, e mandou de volta asprofundezas seus irmãos monstruosos, os Hecatônquiros e os Ciclopes. Através de um oráculo da mãe, soube que um de seus filhos o destronaria, e por precaução, devorava todos os filhos gerados por Réia. Após engolir três filhas e dois filhos, Réia armou uma artimanha para salvar seu sexto filho, Zeus. Deu à luz em uma caverna, e enganando Crono, entregou-o uma pedra enfaixada no lugar da criança. Réiaconfiou Zeus às ninfas da montanha. Arranjou-lhe uma cabra para que não faltasse leite a criança e alguns demônios, cujo serviço era fazer com que os sons emitidos pelo pequeno Zeus não fossem escutados por Crono.
Quando Zeus alcançou a maturidade, estava disposto a destronar o pai. Mas antes pediu conselho a uma de suas primas, Métis, cujo nome significa Prudência. Ela recomendou que a Zeus que desseuma bebida a Crono, que o faria vomitar, e após Réia fazer com que o marido bebesse a droga, Crono devolveu os cinco filhos engolidos que estavam intactos em seu ventre, e estes se tornaram aliados a Zeus. Como Crono ainda tinha as seis Titânidas e cinco Titãs, Géia sugeriu a Zeus que libertasse os três Ciclopes e os três Hecatônquiros, fazendo com que as forças se equilibrassem. Os Ciclopesderam a Zeus o raio e o trovão, e fabricaram um capacete que tornava invisível quem o usasse, e o enviaram a Hades. Para Posidão, fabricaram um tridente, capaz de controlar as rochas e mar.
A luta de Zeus contra Crono durou dez anos. Após vencerem os deuses mais velhos, Zeus e os outros deuses tomaram-lhes o lugar no céu, no alto do Olimpo.
Géia não tolerou ver seus primogênitos, os Titãs, noTártaro, e recorreu aos Gigantes a fim de libertá-los. Estes eram criaturas monstruosas, e assim que nasceram, atacaram os Olímpicos, mas sem sucesso. Mas Géia e o Tártaro geraram o Tifão, um ser meio homem meio fera, mais alto e forte que todos os filhos de Géia. Ao vê-lo encaminhar-se para o Olimpo, os aliados de Zeus fugiram, e apenas Zeus teve coragem de enfrentar o monstro. Após feri-lo, Zeus...
tracking img