Mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bem, o filme "Quem somos nós" se propõe a desvendar os mistérios da Física Quântica, com um quê de Misticismo.
O que muitos não sabem, é que o filme deturpa os pressupostos da Física Quântica, de forma a usá-la para seus próprios objetivos.
O filme é, acima de tudo, uma propagando religiosa de uma seita fundada por JZ Knight, uma auto-proclamada médium americana, que alega receber o espírito deRamtha, um guerreiro Lemuriano (uma suposta civilização perdida).
Este guerreiro teria derrotado os Atlantes, e se elevado espiritualmente.
Os produtores, diretores e alguns entrevistados do filme são seguidores da ''Ramtha School of Enlightment''.
Os ensinamentos quânticos de que uma coisa pode estar em dois lugares ao mesmo tempo se aplica somente a níveis atômicos e Subatômicos, não embolas de basquete, pois o princípio da dualidade da matéria se aplica somente em partículas que, para todos os efeitos, ainda não existem, pois se uma pequena parte de qualquer coisa que seja, matéria ou energia, passar perto desta partícula, ela é obrigada a decidir entre qualquer um de seus estados.
O estudo sobre a água apresentado é um trabalho artístico sem nenhuma comprovação científica.
E aparte biológica é um apunhado de besteiras, começando pelo fato da ''tempestade cerebral'' vergonhosa, que mostra impulsos elétricos como raios dentro da cabeça de uma pessoa.
O filme é uma aula de propaganda, principalmente religiosa, pois confunde o espectador de forma a levá-lo e pensar que a seita é real.

O Filme “Quem somos nós” é um excelente exemplo sobre como a reflexão sobre a vidapermeia constantemente o nosso dia-a-dia e a ciência. Qual a diferença entre realidade, o mundo e a nossa imaginação? ou será que não há uma diferença, podendo as duas ser consideradas realidade ou pura imaginação. Afinal, nossas representações mentais não passam de uma imaginação, criação humana, significada pela linguagem.
Podemos ir mais adiante, e perguntar, se esta realidade em que me movo éigual para todos os outros, ou se ela é a mesma coisa. Como nos movemos em um mesmo mundo, numa mesma realidade, se para cada um de nós ela se apresenta de forma diferente? “Todas as realidades existem simultaneamente”. Cada um de nós é um “potencial de intencionalidade consciente, coexistindo lado a lado com outas consciências”. A consciência é a condição de tudo que o ser humano pode realizar econhecer? Por outro lado, quem nunca se questionou sobre a sua existência, de onde vem, para onde vai?
Estás e outras questões são tratadas no filme “Quem somos nós” que busca dar uma resposta a partir da física quântica, ou seja, a física das partículas elementares. No filme ela é tratada como a “física das possibilidades”. A expressão traz consigo a idéia não dogmatizada, ou seja, de abertura.Daquilo que não se fecha em si mesma, não querendo deter a concepção de verdade.
É uma postura clara da neo-modernidade, em que as mais diversas ciência caminham juntas em oposição ao saber fragmentado e esfacelado típico da modernidade. Sentiu-se essa necessidade de reaproximação das ciências consideradas “exatas” e as humanas numa tentativa de rever o projeto moderno de luminar a vida, demelhorar a vida das pessoas, tentar acertar e corrigir o que deu errado no projeto moderno que acabou em inúmeros problemas sociais e ambientais, numa revisão das mais diversas concepções de vida e existência em nosso planeta.
A física que caminhou a grandes passos e trouxe grandes beneficios a humanidade, em seu progresso deparou-se em uma encruzilhada sem saídas metodológicas e possíveis explicaçõespelas vias empíricas tradicionais. Como explicar a o grande vazio que é a suposta matéria, a qual se acreditou por muito tempo ser estática, uma certeza? E o núcleo atômico, que é um aglomerado de partículas elementares que aparecem e desaparecem constantemente. Para onde vão, qual o seu destino e o que é então a matéria? O que é a realidade então se a matéria é uma ilusão? Quem somos nós? O que...
tracking img