Mito da caverna analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões para análise “O MITO DA CAVERNA” de Platão.



Perguntas:

1. Qual o significado da caverna na sociedade atual?

2. Qual o significado das projeções nas paredes da caverna?3. O que significa as correntes aprisionando as pessoas que estão na caverna?

4. Porque apenas um prisioneiro sai da caverna?

5. Qual o significado da luminosidade do sol quase ocegando?

6. Como foi a experiência desse prisioneiro ao sair da caverna?

7. Porque o ex-prisioneiro não é bem recebido pelos prisioneiros que permaneceram na caverna?




Respostas:

1 –na sociedade atual existem vários significados para caverna
no maior dos exemplos . A televisão representando a caverna , os programas representam projeções e as correntes seriam mente . A televisãoprojetada por um poder manipulador utiliza suas projeções (programas. Ex: BBB) onde a mente acorrenta o corpo no estado temporário porém vital de alienação à realidade do mundo.

2 – O significadodas projeções na caverna nada mais é do que uma realidade distorcida , já que o homem acostumado a ver apenas a projeções de fogo e da luz prejudicado pela própria sombra que fica exposta naentrada pela presença do homem essas projeções distorcem a realidade do que realmente é criando um medo do mundo a fora da caverna.

3 – as correntes são dogmas científicos ,mídia ,tradições ou aprópria ignorância das pessoas que vivem uma realidade ou pseudo-realidade ou seja pessoas que se negam a aceitar mudanças ou melhor pessoas conformadas com uma suposta realidade.



4 – Porque eledecide buscar horizontes se libertar de um mundo de ilusão , em busca da verdade porém antes de se libertar do mundo ilusório ele teve que se libertar do mundo assim de certa forma fugindo de suarealidade pratica em vista uma libertação de paradigmas e acomodação em busca de uma nova realidade algo além do conforto da “rotina”.

5 – Quem viveu sempre na escuridão das cavernas ,sempre teve...
tracking img