Miniaturas musicais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADENILSON MACHADO


BAIÃO ENTRE O ERUDITO E POPULAR
Baião da Miniatura n° 5 das Cinco Miniaturas Brasileiras de Edmundo Villani Côrtez









UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE – UNINCOR
PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA BRASILEIRA
DEPARTAMENTO DE MÚSICA

TRES CORAÇOES
2013

ADENILSON MACHADO





BAIÃO ENTRE O ERUDITO E POPULAR
Baião da Miniatura n° 5 das Cinco MiniaturasBrasileiras de Edmundo Villani Côrtez


Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do Curso de Pós-graduação em Música Brasileira da Universidade Vale do Rio Doce.
Orientador: prof. Frederico Silva Santos
















UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE
PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICABRASILEIRA
DEPARTAMENTO DE MÚSICA

TRES CORAÇOES
2013













AGRADECIMENTOS



Agradeço primeiramente a Deus por ter me conduzido até aqui. Agradeço a minha Família e minha Maria Izabel Fatima Oliveira Machado pelo apoio e incentivo; Ao professor-orientador Frederico Silva Santos pela paciência e dedicação; Ao compositor Edmundo Villani Côrtez pelas valiosas informaçõesdisponibilizadas; e a todos que de alguma forma contribuíram para a realização desse trabalho.






















RESUMO




A pesquisa é uma proposta de reflexão sobre a obra de E. Villani Côrtez como repertório de orquestra e música de câmara. Busca traçar um panorama entre o ritmo do Baião na Música Popular Brasileira ( MPB) e Música Brasileira ( MB).Estrutura-se em quatro partes: O compositor e a obra - estudo visando um delineamento biográfico do compositor, percorrendo diferentes períodos e reconhecendo eventos que atuaram em seu desenvolvimento artístico. A Miniatura musical - conceito e histórico do termo miniatura na historiografia da música ocidental. Características do Baião - fatores históricos no repertório de Música popular brasileira, músicabrasileira e música de câmara. E por último verificar os recursos composicionais do Baião das Cinco Miniaturas Brasileiras. de E. Villani Côrtez bem como características de variações de andamento na Peça.
Palavras-chave: E. Villane Côrtez; Miniatura musical; Ritmo Baião; MPB( Música Popular Brasileira); MB ( Música Brasileira) – Análise; Música de Câmara – Interpretação.ABSTRACT


A pesquisa é uma proposta de reflexão sobre a obra de E. Villani Côrtez como repertório de orquestra e música de câmara. Busca traçar um panorama entre o ritmo do Baião na Música Popular Brasileira ( MPB) e Música Brasileira ( MB). Estrutura-se em quatro partes: O compositor e a obra - estudo visando um delineamentobiográfico do compositor, percorrendo diferentes períodos e reconhecendo eventos que atuaram em seu desenvolvimento artístico. A Miniatura musical - conceito e histórico do termo miniatura na historiografia da música ocidental. Características do Baião - fatores históricos no repertório de Música popular brasileira, música brasileira e música de câmara. E por último verificar os recursoscomposicionais do Baião das Cinco Miniaturas Brasileiras. de E. Villani Côrtez bem como características de variações de andamento na Peça.
Palavras-chave: E. Villane Côrtez; Miniatura musical; Ritmo Baião; MPB ( Música Popular Brasileira); MB ( Música Brasileira) – Análise; Música de Câmara – Interpretação.







































SUMÁRIOINTRODUÇÃO 6

O Compositor e a Obra 11

A Miniatura Musical 24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

ANEXO 30
INTRODUÇÃO


BIOGRAFIA
De acordo como livro Música Brasileira II: Edmundo Villani Côrtez nasceu em 8 de novembro de 1930 em Juiz de Fora, Minas Gerais. Seu primeiro contato com a música foi quando tinha cerca de 8 anos através do violão que seu irmão possuía.
Aos 17 anos,...
tracking img