Minerais e rochas - fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
-------------------------------------------------
Fundação Universidade Federal do ABC
-------------------------------------------------
Disciplina: Introdução a Geologia de Engenharia -Diurno
-------------------------------------------------

Fichamento Aula 3: Minerais e rochas como registro dos processos ambientais terrestres.

- MINERAIS: Toda sustância natural, sólida,inorgânico e cristalino como suas propriedades especificas e obrigatórias, e pode possuir composições variáveis dentro de certos limites com uma sistemática atômica tridimensional.
- ROCHAS: Pertence acrosta terrestre e definida como um agregado natural sólido composto de um ou mais minerais essenciais e acessórios, no caso de uma espécie, monominerálica e se forem de espécies diferentes,pluriminerálica. As rochas podem ser descritas por sua estrutura e textura.
- PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE ROCHAS:
Rochas Ígneas ou Magmáticas: Material vítreo e um misto de minerais originados da fusão desilicatos pelo magma solidificado.
Rochas Sedimentares: Constituído de fragmentos e precipitações químicas ou bioquímicas de um meio fluido. A origem dos fragmentos é da pré-existência de rochas e mineraisdepositados pela ação mecânica e biológica.
Rochas Metamórficas: São formadas por minerais e/ou texturas originais que foram alteradas por recristalização ou deformação; esta alteração ocorre tantona superfície da Terra, quanto na profundidade da crosta terrestre.
- VULCANISMO: Na maioria dos casos é feita pela colisão de duas placas oceânicas, o chamado vulcanismo de subdução e limitesconvergentes. Em porcentagens menores, o vulcanismo de vale de rifte formada por fissuras na crosta (limites divergentes) onde o magma sofre pressão, funde e ascende para preencher os espaços vazios. Evulcões intraplacas, os hot points, onde o material sólido quente se ascende em jatos, isso ocorre em regiões menos profundas, onde a pressão é mais baixa e o magma irrompe na superfície.
- Rochas...
tracking img