Minerais- albite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Identificação de Minerais: Albite

Classificação Mineral
Figura 1- Amostra de Albite
Fig 2- Ligação tetraédrica da Albite
A Albite éum mineral da classe dos Silicatos, uma vez que possui na sua constituição a unidade química dos silicatos SixOx. É pertencente à subclasse dos tectosilicatosdada a sua ligação tetraédrica entre os átomos de Silício e de Oxigénio. Por fim, ingressa no grupo dos feldspatos por força das suas características físicas epela sua origem ígnea.

Propriedades Físicas
A Albite é um mineral cristalino de forma bem definida. É translúcido, sendo o seu índice de refracção de1,527. É alocromático e tingido geralmente pela cor branca, podendo também apresentar sombras de amarelo, castanho, laranja ou azul. Quanto à risca, o traço daAlbite é branco. Além disso, possui um brilho vulgar ou não metálico vítreo.
Na escala de Mohs, apresenta uma dureza que varia entre 6 e 6,5 e possui aindauma densidade de 2,615g/cm3.
Finalmente, no que toca à clivagem, ela é perfeita com zonas de ruptura muito bem definidas.

Propriedades Químicas
AAlbite é um mineral definido pela fórmula NaAlSi3O8, ainda que possam existir pequenas variações quanto à combinação atómica e consequentemente na organizaçãomolecular, das quais resulta a alteração da cor do mineral.
O seu ponto de fusão é o mais baixo de todos os feldspatos e ronda os 1150ºC, sendo que esteserá o último a cristalizar. Dadas estas características, é comum encontrarem-se em rochas magmáticas de lento arrefecimento como o granito.
Tiago Silva 11ºA
tracking img