Midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mídia
Conceito
A atividade conhecida como mídia é, entretanto, uma das mais importantes na hora de se pensar em propaganda. Podemos definir mídia como a distribuição racional do investimento publicitário através dos vários meio de comunicação disponíveis e que sejam de interesse para uma determinada campanha publicitária, ou seja, quantos anúncios, e dinheiro, vão para cada meio de comunicação,em que intensidade e com que freqüência, tudo isso claro, orientado ao melhor interesse do Sr. Target.
O Sr. Target é o sumo sacerdote, e supremo patrão do anunciante e do publicitário, a quem todos os esforços se dirigem e para quem todas as ações se justificam, sendo ele o público-alvo.
Existem diferente tipos de mídias, como por exemplo:
* Mídia eletrônica
Rádio
Sua principalcaracterística é a proximidade que ele sugere, pelo fato de ser um meio de fácil portabilidade e baixíssimo custo de aquisição, o que faz com que estejam presentes em todos os lares, veículos, bolsos e ouvidos da nação. Essa proximidade é, acima de tudo, psicológica, pois por orientar e prestar serviços de diversos tipos, os profissionais de rádio acabam criando vínculos de intimidade com o Sr. Target. Orádio é único meio de comunicação que obrigatoriamente guarda as características culturais locais de onde está fixada, essa característica é muito útil, pois facilita o planejamento de mídia regionalizada, por causa da racionalização de custos, podendo ser usada por anunciantes de todos os portes. Vale lembrar que os custos de inserção de comerciais são incrivelmente baixos, sendo assim, se por umlado é um pouco complicado administrar as inserções distribuídas por um número muito grande de emissoras, por outro lado dá pra se “fazer a festa” em volume e freqüência de inserções. Por ser um meio que abrange uma extensão geográfica bem ampla, e por ter emissoras de música popular, sinfônica, de caráter religioso, jornalísticas etc, facilita quanto à divulgação, por exemplo, se o seu produto temafinidade com adolescentes, basta programar rádios de perfil jovem dentro de sua área de cobertura. Também é considerado o meio ideal quando se quer fazer algum tipo de comunicado urgente a praça.

Televisão
- É um dois meios de comunicação de maior penetração nos lares brasileiros, mesmo não conseguindo os níveis de regionalização obtidos pelo rádio, ainda é o meio mais adequado para seatingir grupos bem maiores de pessoas. A televisão possui ampla cobertura tanto geográfica quanto socioeconômica, pois todas as classes sociais têm acesso a ela, e há programação para todos os públicos imagináveis. Apesar de, não permite uma micro-regionalização como faz o rádio, por outro lado, as grandes mídias têm audiências cativas, que são aqueles brasileiros que mantêm o hábito regular de vertelevisão e com boa dose de fidelidade a determinadas programações, que são indispensáveis a um bom planejamento de Mídia. A regionalização da TV pode compreender áreas e custos maiores, mas os resultados indiscutíveis valem à pena. A televisão permite praticamente qualquer formato, porém, existe uma padronização básica de quinze segundos, que em casos especiais, se é possível desenvolver algumprojeto especial que fuja destes padrões, claro que sob consulta prévia a emissora. A TV é um dos meios que mais gera envolvimento emocional, como por exemplo, as lágrimas derramadas diante de uma novela, a alegria de um entretenimento ou a apreensão de uma notícia.

Cinema
- Uma sala de cinema gera um menor índice de dispersão do Sr. Target, o que sugere que ele veja o comercial de modo um tantoforçoso, mesmo que nos momentos que antecedem o filme, existe sempre um alto-astral, está visão “à força” não gera necessariamente uma reação negativa à mensagem publicitária. O cinema é um ótimo meio a ser programado quando se tem uma criação que, de alguma forma, estimula sentimentos variados, afinal não tem como ficarmos emocionalmente indiferentes a tela. Um ótimo meio para planejamento...
tracking img