Midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mídia

Definição de Mídia.
Dicionário Aurélio:
Qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo; meios de comunicação, comunicação de massa. / Publicidade Atividade e departamento de umaagência especializada em selecionar e indicar os veí¬culos de propaganda (televisão, jornal, mala-direta etc.) mais favoráveis a divulgação de determinada mensagem, de fôrma a atingir seu público-alvo; veiculação. // Mí¬dia eletrônica, rádio, televisão etc. // Mí¬dia impressa, revista, jornais, cartazes, mala-direta, folhetos etc. // Novas mí¬dias, as que decorrem de tecnologias recentes (p. ex.,a informática, os satélites de comunicações). / s.m. Publicidade Profissional especializado em veiculação; homem de mí¬dia.

O que significa o termo mídia?

Ele designa, de forma genérica, todos os meios de comunicação, ou seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e de propaganda. ( http://www.foxmidia.com.br/midia.html)
Mídia é o termo que foiadaptado à pronúncia inglesa, vindo do termo latino Média, que significa “Meio”. É usado em relação aos Meios de Comunicação Social para todos os tipos de mensagem publicitária.

Vamos falar um pouco mais sobre Mídia.
A Mídia é estudada, pesquisada e desenvolvida pelas Escolas de Comunicação e tem o dever ético moral de manter a população bem informada com o repasse verdadeiro de todas asinformações.
Então, porque a Mídia é considerada como uma “força negativa” que “faz a cabeça” das pessoas, formando o que se chama de “opinião pública manipulada”?
A Mídia exerce um forte papel pedagógico em todos os países e tem a grande possibilidade de ser especialmente educadora transformadora e construtora de uma população próspera, civilizada. Com o seu “poder” inspirador e divulgador de modelos éticosde comportamento e de usos e costumes, de apresentação de produtos e serviços benéficos, como ministradora de ensino e cultura de alta qualidade que possibilita um desenvolvimento excelente das pessoas.
A Mídia existe desde sempre, porque o ser humano é naturalmente social e comunicativo. O homem das cavernas fazia inscrições ao ar livre, que continuam sendo encontradas até hoje, inclusive aquino Brasil expressando e informando suas atividades e costumes.
No Brasil, a Mídia como é conhecida hoje, nasceu com a chegada da Família Real, em Março de 1808 e se tornou um dos mercados publicitários mais vibrantes. Dom João VI fez o Brasil nascer como país e como mercado, com a intensificação da vida em sociedade, a abertura dos portos brasileiros, o que era caminho obrigatório ao comércioexterior, a implantação do primeiro banco da colônia, a instalação das primeiras instituições de ensino superior.
De 1950 a 2008 a Mídia brasileira vem refletindo todas as transformações sociais pelas quais o Brasil vem passando, de país agrário para país urbanizado e industrial, especialmente com a chegada da TV e os meios de comunicação mais avançados que conhecemos hoje.
Infelizmente hoje, otermo Mídia é usado numa conotação depreciativa, como um meio de má influência política e cultural. E isso realmente acontece quando a grande maioria da população não recebeu boa educação, não aprendeu a ter atitude crítica, não sabe questionar e filtrar as informações recebidas, não busca ter opinião própria na qual acredite. E, quando a população está ignorante sobre a maior parte dos assuntos,coloca-se numa posição de receptora passiva deixando-se influenciar pelas reportagens tendenciosas, que costumam distorcer os fatos ou deixá-los incompleto, com o único objetivo de aumentar o “ibope” e vender reportagens e publicidade. Então, na ignorância, as pessoas recebem as reportagens e publicidades como se fosse uma descrição fiel da realidade e o único padrão de verdade.
Felizmente,...
tracking img