Microsoft

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da Microsoft

1. Introdução

A Microsoft é responsável pelas maiores revoluções da indústria de tecnologia com a massificação de softwares em centenas de milhões de computadores e é para essa empresa que devemos agradecer por todas as facilidades que temos hoje em dia. Em meados dos anos 70 dois jovens amigos de infância e entusiastas da informática, Bill Gates e Paul Allen, veemna informática pessoal um caminho para o futuro. Em 1975, os mesmos formam uma parceria chamada Microsoft, derivada das palavras Microcomputadores e Software, que começa como uma pequena empresa, mas com uma enorme visão.
2. A história

Tudo começou com o lançamento do Altair 8800 (pesquisar o que é isso!). Gates e Allen convictos de que o microcomputador seria uma ferramenta indispensável emum futuro muito próximo, abandonaram a Universidade de Harvard, se mudaram para a cidade de Albuquerque e fundaram uma empresa com o objetivo de vender interpretadores da linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da MITS. A proposta da nova empresa era que tivessem um computador em cada casa e cada mesa de trabalho.
No ano seguinte o nome MICROSOFT foi registrado oficialmente como marca.Neste período ocorreu o lançamento do Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M (o que é isso?). Em 1978 já estabelecia seu primeiro escritório internacional no Japão, encerrando o ano com vendas superiores a US$ 1 milhão. A partir deste momento a MICROSOFT começaria a mudar milhões de vidas com lançamentos de produtos revolucionários como o MS-DOS 1.0 (Microsoft Disk Operating System -Sistema operacional em disco).

2.1. MS-DOS

Introduzido no mercado quando a IBM lançou seu computador pessoal com sistema operacional de 16 bits e se comprometeu a usar exclusivamente o programa da MICROSOFT. Com a força da IBM por trás, o MS-DOS se tornou em poucos anos a plataforma padrão da indústria de computadores pessoais. Em 1982 a empresa, além de começar a desenvolver aplicações parao Macintosh da Apple, lançou o COBOL e a planilha eletrônica Multiplan para MS-DOS.

2.2. EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERATIVOS
Nos anos seguintes a empresa desenvolveu sistemas operativos que iriam marcar a evolução dos tempos e forma pela qual nos comunicamos:

● Windows 1.0 (1985), Bill Gates afirma tratar-se de “um software único, concebido para utilizadores avançados de PCs…”.

*Windows 2.0 (1987–1992) - a Microsoft lança o Windows 2.0, com ícones no ambiente de trabalho e expansão de memória. Graças a um suporte de gráficos melhorado, é possível sobrepor janelas, controlar a apresentação no ecrã e utilizar atalhos do teclado para acelerar o seu trabalho.
* Windows 3.0 (1990–1994) - O Windows passa a ter um desempenho significativamente melhor, gráficos avançados com 16cores e ícones melhorados. Em 27 de julho de 1993, a Microsoft assinala um marco importante, a criação do Windows NT 3.1, "O Windows NT representa nada menos do que uma alteração fundamental na forma como as empresas podem gerir os requisitos informáticos das suas atividades empresariais", referiu Bill Gates por ocasião do lançamento do produto.
* Windows 95 (1995–2001) - a maioridade do PC (semesquecer a Internet) O Windows 95 dispõe de suporte integrado para a Internet, de acesso telefônico à rede e de novas capacidades Plug and Play que facilitam a instalação do hardware e do software. O sistema operativo de 32 bits também disponibiliza capacidades multimédia melhoradas, funcionalidades mais robustas de computação móvel e ligações de rede integradas. O Windows 95 destaca-se por ser aprimeira vez que surge o menu Iniciar, a barra de tarefas e os botões minimizar, maximizar e fechar em todas as janelas.

* Windows 98, Windows 2000, Windows Me – (1998–2000)
Windows 98 Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do Windows especificamente concebida para o mercado de consumo. Os PCs são comuns no local de trabalho e em casa, enquanto surgem os...
tracking img