Microsoft

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

MICROSOFT







Itajubá
2009

1. Resumo

Neste trabalho analisamos e descrevemos a empresa Microsoft, em suas dimensões estruturais e contextuais. Apresentamos os seguintes itens sobre a empresa: histórico, metas, estratégias, estrutura organizacional, ambiente de trabalho, relações com outrasempresas, estrutura tecnológica e cultura organizacional.

2. Introdução

Organizações são entidades sociais compostas por pessoas que trabalham juntas para atingir os objetivos e as metas. O trabalho conjunto é feito de forma estruturada. Uma organização existe se houver interação entre os líderes e subordinados.
As pessoas fazem parte da chamada configuração organizacional daempresa, esta estrutura é dividida em três níveis: nível institucional ou estratégico, nível intermediário e nível técnico ou operacional. Cada nível tem suas responsabilidades e funções específicas.
A representação visual do conjunto de atividades e processos de uma organização é feita através de um organograma. Esse organograma pode apresentar uma estrutura horizontal ou vertical.Estrutura horizontal é a estrutura com uma hierarquia relaxada, com poucas regras, as tarefas são compartilhadas, há muitas equipes, a comunicação é horizontal e a tomada de decisões é descentralizada.
A estrutura vertical apresenta características contrárias às características da estrutura horizontal. Eis algumas: hierarquia rígida e com muitas regras, tarefas especializadas, poucasequipes, comunicação vertical e decisões tomadas de forma centralizada.
Entretanto, há outra estrutura organizacional que está sendo utilizada por muitas empresas hoje em dia; é a estrutura híbrida. Esta estrutura reúne as vantagens de cada estrutura e tenta evitar as desvantagens, visando atender as necessidades da empresa e alcançar seus objetivos.
O objetivo desse trabalho éanalisar a empresa Microsoft em todas as dimensões, tanto estruturais como contextuais. Apresentar suas características internas (dimensão estrutural) como: formalização, especialização, hierarquia da autoridade, centralização e profissionalismo. Ressaltando também as características externas (dimensão contextual), as quais são: metas e estratégias, cultura, tamanho, tecnologia e ambiente.

3.Histórico da empresa

A Empresa de softwares Microsoft é a maior e mais conhecida do mundo, ela foi inaugurada por Bill Gates e Paul Allen, visando o desenvolvimento de tecnologias e a venda de interpretadores de linguagem BASIC. Nesta época, a primeira empresa se localizava em Albuquerque, no Novo México.
Em 1968, William Bill Gates que cursava a oitava série foi apresentado pela primeiravez às linguagens de computação e programação. Ele, juntamente com seu amigo Paul Allen, inspirados por um artigo da revista Popular Electronics a respeito primeiro computador pessoal (o Altair 8800) desenvolveram uma versão da linguagem básica de programação para computadores.
Em 1973, Bill Gates ingressa na Universidade Harvard, residindo próximo de Steve Ballmer, atual presidenteexecutivo da Microsoft. Em 1975, ele abandona Harvard e funda juntamente com seu amigo Allen a Microsoft.
Depois de algum tempo, a Microsoft adquiriu o sistema operacional Q-DOS, mantendo um negócio com a IBM para que fosse utilizado o sistema MS-DOS, baseado no Q-DOS com algumas alterações. Os PCs IBM iriam competir com a Apple, isso fez com que a Microsoft ficasse conhecida e foi criado omaior milionário do mundo: Bill Gates.
Após a entrada do MS-DOS no mercado, surge o Windows 1.0, em 1985, que foi o primeiro sistema operacional com interface gráfica. As primeiras versões do Windows não fizeram muito sucesso, o sucesso se deu quando a Microsoft lançou o Windows 95. Em março de 1986 ela muda para Redmond, Washington, em 1987 lança o Windows 2.0. A partir daí surge as...
tracking img