Os desafios da aministração pública no município de maués-am

619 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
As múltiplas transformações na evolução da Constituição Federal, e conseqüentemente nas relações de gestão pública frente à sociedade, nos levam a elaborar estudos para compreender “Os desafios da gestão pública no município de Maués frente à participação popular”, seguindo os parâmetros e princípios legais. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece a participação popular nos planos e orçamentos públicos municipais. Portanto os vínculos fortes entre o Estado e a sociedade organizada são cruciais para garantir a participação e elevar a eficiência e efetivação das medidas governamentais.
OBJETIVO GERAL Implantar um modelo de gestão eficiente, onde a sociedade civil organizada faça valer o papel de cidadão democrático, frente à gestão municipal, para a busca da excelência no desenvolvimento das ações voltadas para o bem comum. OBJETIVOS ESPECÍFICOS *Mobilizar as lideranças da sociedade civil. *Propor ações que visem à melhoria da comunicação bilateral entre a sociedade civil e os representantes do governo. *Demonstrar a importância do coletivo como parceria para uma gestão eficiente. *Apresentar alternativas para que representantes do governo interajam com a sociedade, viabilizando cooperação na Gestão Pública Municipal. JUSTIFICATIVA
“A participação social quando efetiva é capaz de elevar a governabilidade, pois tende a impactar a máquina administrativa promovendo maior transparência, agilidade e flexibilidade, garantindo adaptabilidade de longo prazo das políticas públicas.”
Em Maués como na maioria dos municípios brasileiros, o problema estaria na implementação das leis, pois as mesmas caem no vazio, ou seja, existem, mais não são de fato cumpridas, o que demonstra um desequilíbrio na gestão pública municipal.
Quando a população participa da discussão das políticas públicas, ela se responsabiliza e se envolve com o cumprimento das normas, promovendo mais acesso ao cidadão nos espaços institucionalizados de decisão, levando à

Relacionados