Microscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROSCOPIA
A biologia celular iniciou com o microscópio ópitico que continua sendo uma ferrementa essencial devido ao desenvolvimento para a marcação específica e a obtenção de imagem dos constituintes celulares individuais, assim como a reconstrução da sua arquitetura tridimencional.
AO MICROSCÓPIO ÓPITICO: é um instrumento usado para ampliar e regular, com lentes capazes de enxergar atravésda luz, estruturas impossíveis de visualizar a olho nu.
A doutrina celular, que marca o nascimento formal da microscopia celular, foi à criação da teoria de que todos os tecidos, animais e vegetais, são agregados de células individuais. Descoberta feita somente após a disponibilidade de bons microscópios ópticos.
Na microscopia ópitica a luz é relativamente não-destrutiva. Com a marcação decomponentes celulares específicos com sondas fluorescentes podemos observar o movimento, a dinâmica e as interações nas células vivas .
Tecidos intactos, por serem em sua maioria muito espessos, normalmente são fixados e cortados antes da microscopia para que suas células individuais sejam examinadas diretamente em uma alta resolução.
Devido a natureza de sua onda a luz não segue a tragetóriaidealizada, as ondas de luz viajam no sistema ópitico por várias rotas levemente diferentes, de maneira que interferem umas com as outras e causam efeito de difração ópitica.
Dois feixes de onda estão em fase alcançando o mesmo ponto por caminhos diferentes, intencificando uma as outra e aumentando a luminosidade; por outro lado, se a sucessão de ondas está fora de fase elas irão interferir entre side forma a se cancelarem diminuindo a luminosidade.
O limite de resolução depende do comprimento de onda da luz e da abertura numerica do sistema de lentes utilizado.
Detecção é quando um objeto abaixo do limite de resolução emite luz própria e permite sua visialização.
Os Microscópio de contraste de fase e Microscópio de contraste de interferência diferencial permitem visualização de célulasvivas, através do contraste devido à diferença de fase dos raios luminosos que recombinar trajetos de luz que atravessa as células, dando a célula uma aparência tridimensional.
Uma maneira mais simples de visualizar características de células vivas é observar a luz que é espalhada por seus varios componentes. No Microscópio de campo escuro os raios de luz são direcionados pela lateral, de forma quesomente a luz difundida passa pelas lentes do microscópio e como decorrência a célula aparece como um objeto iluminado contra o fundo escuro, já no Microscópio de campo claro a luz que passa através de uma célula em cultura forma a imagem diretamente.
As moléculas específicas podem ser localizadas nas células por Microscopia de fluorescência em que moléculas fluorescentes após serem excitadascom radiação de baixo comprimento de onda, resultando na emissão de radiação de maior comprimento de onda. Assim, determinadas substâncias absorvem a energia da luz e emitem depois radiação de luz visível.
O equipamento que permite a observação da fluorescência denomina-se microscópio de fluorescência; semelhante a um microscópio óptico, exceto a luz utilizada, originada de uma fonte muito potentee passa através de dois conjuntos de filtros.
Parte integrante desta técnica são os fluorocromos, que poderão ser conjugados com anticorpos, tornando possível a localização e identificação de moléculas individuais que reagem com o anticorpo. Esta aplicação, é designada por imunofluorescência.
Algumas limitações práticas do microscópio, relacionadas as imperfeições do sitema ópitico, foram emgrande parte superados com o sistema eletronico de imagem e a tecnologia de processamento de imagem , e também contornaram limitações fundamentais do olho humano.
Deconvolução de imagem é o processo de reversão da distorção óptica do microscópio, criando assim uma imagens mais nítidas, o método usual é uma função de propagação do ponto, que descreve a distorção em fonte pontual de luz.
O...
tracking img