Microscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

Microscopia

Os microscópios são equipamentos que têm por objetivo produzir imagens aumentadas de objetos tão pequenos que são indistintos à vista desarmada ou que, se vistos, não revelaram aspectos texturais mais detalhados.

Microscopia de luz
Formação de combinadas imagenssistema de lentes

Componentes ópticos
fonte de luz lente condensadora lentes objetivas lente ocular

Porção mecânica do microscópio
Base ou pé Braço Platina Parafuso macrométrico

Parafuso micrométrico

Revólver das objetivas

Canhão da ocular

Como as lentes dos microscópios comportam-se como sistema biconvexos, ou seja, lentes convergentes, a formação da imagem depende da posiçãodo objeto em relação ao plano focal ou ao centro focal da lente. Imagens invertidas.
Poder de resolução do microscópio

• Microscopia de contraste de fase Esse tipo de microscopia baseia-se nos princípios da difração da luz, isto é, o caminho do feixe luminoso, na formação da imagem por este tipo de microscópio, sofre um retardo óptico, permitindo assim que possamos observar materiaisbiológicos sem a coloração
Sistema de anéis metálicos Retardo óptico Visualização do espécime sem coloração

• Microscopia de contraste interferencial Esse tipo de microscopia funciona, a base de prismas ópticos posicionados no caminho da luz.

Modificam a fase da onda luminosa

Contrastando-se com o meio em que se encontra o material

• Microscopia de polarização  Apresenta dois prismas oufiltros  Estes filtros estão posicionados estrategicamente entre a fonte de luz e o condensador e entre a objetiva e a ocular.
Feixes de ondas luminosas Direção de vibração em todos os planos Seleção de apenas um plano PPL

• Microscopia de campo escuro

 Apresentam um sistema especial de condensador
 Este condensador permite à luz ficar inclinada

 A luz atinge o espécime, a seranalisado, e somente os feixes desviados pelo objeto percorrem o resto do sistema.

• Microscopia de fluorescência  Sistema óptico que interaja pouco com a luz  Luz de mercúrio de alta pressão  Sistemas de filtros requeridos para detectar o brilho do material contra o fundo negro. São chamados filtros de excitação e filtros de barragem.

• Microscopia confocal a laser

 Este aparelhotrabalha com a óptica de um microscópio de fluorescência, mas utiliza laser como fonte de luz alimentadora do sistema.

• Microscopia eletrônica O microscópio eletrônica possibilitou a visualização de estruturas celulares não visíveis no microscópio óptico, porque seu poder de resolução é muito maior.
Principais diferenças entre as microscopias de luz e eletrônica quanto aos aspectos de funcionamentoe formação da imagem.
Aspectos de comparação Microscopia de Luz Convencional Microscopia Eletrônica de Transmissão

Fonte Lentes Lentes de resolução Formação da imagem

Luz visível de vidro 200 nm absorção

elétrons eletromagnéticas 0,2 nm elétron-opacidade

• Microscopia eletrônica de transmissão Neste tipo de microscopia, os elétrons têm de interagir com o objeto para fornecerem aimagem. O objeto deve ser extremamente fino para permitir a passagem dos elétrons.

É composto por uma fonte geradora de elétrons que caminha por um sistema de lentes eletromagnéticas, dispostas em uma coluna que funciona num sistema de alto vácuo.

• Microscopia eletrônica de varredura     Imagem tridimensional Elétrons secundários ou refletidos Sistema de geração de elétrons Local ondedeposita-se a amostra devidamente preparada  Sistema de captação dos elétrons secundários  Sistema para compor a imagem final, que consiste de um monitor de vídeo.

Partes ópticas e mecânicas de um microscópio de luz

Procedimentos básicos para a correta observação microscópica de uma preparação: 1. Ligar a fonte luminosa. 2. Colocar a lâmina com a preparação sobre a platina....
tracking img