As formas corretas de escrita da palavra são microrganismo e micro-organismo. A palavra microorganismo está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. A palavramicrorganismo é a mais usada pelos falantes, sendo a mais socialmente aceita. Micro-organismo aparece em dicionários como sendo o mesmo que microrganismo.

Devemos utilizar as palavrasmicrorganismo e micro-organismo sempre que quisermos referir organismos microscópicos como as bactérias e os fungos, geralmente constituídos apenas por uma célula.

Exemplos:
Microrganismos aeróbiosnecessitam de oxigênio para viver.
Micro-organismos aeróbios necessitam de oxigênio para viver.

Serão tomadas as medidas necessárias para reduzir o risco de contaminação por microrganismos.
Serãotomadas as medidas necessárias para reduzir o risco de contaminação por micro-organismos.

Microrganismo e micro-organismo são palavras formadas a partir de recomposição de elementos não autônomosou falsos prefixos, unindo dois vocábulos numa só palavra: micro + organismo. O elemento de formação de palavras micro- é de origem grega e transmite uma noção de pequeno. Na palavra microrganismoshouve aglutinação e se perdeu a noção de composição.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado quando o prefixo/ elementos não autônomo/falsoprefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos: micro-organismo, micro-ondas, micro-história,…

Em todas as outras situações, oprefixo é escrito junto à palavra já existente. Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão serduplicadas.
Exemplos: microbiologista, micronutriente, microrregião, microssegundo, …

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta, como microrganismo e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). microorganismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microorganismo/48636711.html

MLA

"microorganismo" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microorganismo/48636711.html>.

MLA 7

"microorganismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microorganismo/48636711.html>.

CHICAGO

"microorganismo." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Microorganismo/48636711.html.