atps gestao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ATPS- SGA
ETAPA 1
PROF. ISABELA CRISTINA PAIVA
TURMA N31 – ENGENHARIA CIVIL


Março de 2014
Carta de ações preventivas de combate à poluição
(tema escolhido e debatido em grupo poluição do ar)

Atualmente um dos grandes problemas ambientais de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul é a poluição do ar, pois o ar que respiramos se tornoupoluído com uma mistura de substâncias causadoras de câncer. Sabemos hoje que a poluição é, não só um risco importante para a saúde em geral, como também uma das principais causas das mortes por câncer do país.
Quando respiramos ar poluído, as partículas presentes com frequência podem se depositar no pulmão, podendo provocar dor de cabeça ou irritação na garganta e nos olhos. O aparecimento ou oagravamento de doenças respiratórias como rinites, bronquites, alergias, enfisemas e até câncer de laringe e pulmão são possíveis riscos da exposição contínua ao ar poluído. 
A contaminação gera uma diminuição da qualidade de vida e pode aumentar a temperaturas na cidade, especialmente nos meses de verão. Também as plantas e os animais são gravemente afetados.
O grande número de queimadasrealizadas em Campo Grande compromete a qualidade do ar. Como o clima está seco, proprietários de terrenos baldios aproveitam para fazer limpeza e queimar o entulho. A prática, que não tem qualquer fiscalização do Corpo de Bombeiros, comprometendo a qualidade do ar que está muito seco. Esse tipo de queimada deve ser combatida pelo poder público e reprimida pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, nadadisso acontece e a população sofre com a qualidade do ar e o desrespeito de inúmeros cidadãos que provocam esse tipo de poluição.
Não são apenas os indivíduos que devem fazer sua parte para reduzir a emissão de CO2. Governantes e empresas também precisam agir. Melhorando o transporte público de Campo Grande adequar o serviço às necessidades dos consumidores em termos de percursos, quantidade deveículos e frequência de passagem.
Incentivando as pessoas a deixarem seus carros em casa pelo menos dois dias, e a utilizarem mais os transportes coletivos, uma vez que fosse melhorada a segurança no sistema de transporte coletivo. Em relação à ligação entre diferentes tipos de transporte, coordenar percursos, horários e local das paradas, para garantir deslocamentos rápidos e confortáveis.Vistoria nos veículos automotores para retirar de circulação os desregulados. Nos modelos mais antigos a exigência de instalação de filtros especiais nos escapamentos.
Promover também o uso de automóveis menos poluentes fazendo a fiscalização da porcentagem de mistura de biodiesel no diesel, tornar obrigatória a regularização de emissões do veículo, criar uma política de estímulo à produção eao consumo de carros elétricos. Nos modelos mais antigos a exigência de instalação de filtros especiais nos escapamentos.
A existência de uma rigorosa legislação antipoluição, que obrigue as fábricas a instalarem filtros nas suas chaminés, a tratar os seus resíduos e a usar processos menos poluentes. Melhor planejamento de novas áreas da capital, buscando a harmonia entre a natureza e aurbanização. Proteção e conservação dos parques ecológicos incentivando a população para plantar árvores.
Recolhimento de condicionadores de ar, geladeiras e outros produtos que usam CFC. Incentivo às pesquisas para a elaboração de substitutos do CFC; Investimentos nas fontes alternativas de energia e na elaboração de novos tipos de combustíveis.
Repensar o ordenamento das cidades e novas urbanizações,para reduzir os grandes deslocamentos, evitar a concentração de atividades (residencial e empresarial) em áreas muito separadas, que obrigam constantes deslocamentos, criar ciclovias que liguem áreas de grande circulação de pessoas, aumentar as áreas de pedestres.
Montar um plano de Controle de Poluição veicular de Campo Grande, fazendo a analise de pelo menos três trechos da capital...
tracking img