Microorganismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Microorganismos do solo

O solo é habitado por uma enorme variedade de microorganismos vegetais (microflora do solo) e animais (microfauna do solo) e ainda por organismos animais que vão dedimensões submicrocóspicas a dimensões médias ou mesmo relativamente grandes (macrofauna).
As actividades dos diversos grupos de organismos do solo estão interligados entre si e com as condições do ambienteprevalecentes a cada momento, verificando-se que a população microbiana se ajusta rapidamente às variações dessas condições ambientais e que são estas que fundamentalmente determinam o sentido em quea actividade dessas populações se desenvolve mais do que a espécie ou o número de microorganismos presentes.
A acção microbiana do solo depende, entre outros factores, da temperatura, arejamento econdições de humidade, reacção e teor em elementos nutritivos, e da competição e antagonismos que se estabelecem entre os próprios grupos de microorganismos. A intensidade de decomposição da matériaorgânica é tanto mais pequena quanto mais baixa é a temperatura para temperaturas entre 5 e 30ºC e a baixas temperatura verifica-se que uma vez estabilizada a baixa taxa de decomposição as perdas emmatéria orgânica são pequenas e nota-se uma certa tendência para se formarem resíduos ricos em azoto. Para altas temperaturas, entre 45 e 75ºC, e quanto mais elevada for a temperatura, a intensidade dedecomposição também diminui, em condições de humidade suficiente mas não excessiva, reduzindo o arejamento, faz diminuir a actividade microbiana e principalmente modifica o sentido em que se processa adecomposição muito especialmente em relação aos produtos finais dessa actividade.
 As bactérias são o grupo mais importante de organismos do solo, no qual, em condições favoráveis, atingem númerosextraordinariamente elevados. Há bactérias aeróbias obrigatórias, anaeróbias obrigatórias e facultativas. As primeiras obtêm o seu oxigénio do ar, e só prosperam portanto em solos bem arejados. As...
tracking img