Microempreededorismo

532 palavras 3 páginas
MICROEMPREEDEDORISMO INDIVIDUAL

O QUE É MICROEMPREEDEDOR INVIDIDUAL (MEI)?
O microempreendedor individual é aquela pessoa que trabalha por conta própria (trabalhador informal) e decide legalizar sua situação com o governo, tornando-se um pequeno empresário. Esse trabalhador pode ter renda anual máxima de trinta e seis mil reais, nao podendo ser sócio de outra empresa, mas pode ter um empregado, recebendo um salário mínimo ou o piso da categoria a que pertencer.
QUEM PODE SER UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL? * Trabalhadores que prestam serviços diversos (manicures, costureiras, carpinteiros, pipoqueiros, etc); * Os trabalhadores que atuam, em geral, no comercio e na indústria; * Os que prestam serviços de natureza não intelectual/sem regulamentação legal; * Os que trabalham em escritórios contábeis.
QUANTO CUSTA A LEGALIZAÇAO COMO MEI?
A inscrição como empreendedor individual é gratuita. Para a formalização e primeira declaração anual existe um grupo de firmas de contabilidade, optantes do simples nacional, que estão a disposição para realizar estas tarefas sem cobrar nada. Os encargos são muito baixos. O empreendedor não pagará nada de imposto para o governo federal. Caso exerça atividade de comércio, recolherá o ICMS mensal de R$1,00. Se exercer atividade de serviços, pagará ISS mensal de R$5,00. O INSS, pago para a previdência, é de 11% do salario mínimo.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE VIRAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL?
A emissão do CNPJ facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos, com acesso a linhas especiais de crédito. A partir da formalização o trabalhador e sua família poderão contar com os benefícios da Previdência Social (auxílio-doença, aposentadoria, etc). O empreendedor poderá registrar até um empregado, com baixo custo. Não existe taxa para abertura da empresa e nem para a expedição de alvará de funcionamento. A única obrigação é a apresentação da declaração anual de faturamento, que pode ser feita pela internet. A

Relacionados

  • Livro Branco De Pol Tica Econ Mica
    3219 palavras | 13 páginas
  • ARTIGO
    4176 palavras | 17 páginas