Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 2 - Microeconomia: formação de preços 


1º exemplo: Ocorreu em uma fábrica de barras de granola da Quaker Company e ilustra bem a criação de valor. Antes a indústria utilizava longas corridas de produção para produzir os vários tamanhos de barras visando minimizar o tempo parado e custos de início de produção. As longas corridas minimizavam os custos unitários e reforçavam o lucrooperacional da unidade, mas também resultavam em enormes estoques de barras que ficavam armazenadas até que gradualmente eram despachadas para clientes. Quando a empresa passou a cobrar pelo custo do capital investido nas unidades, a fábrica passou a adotar corridas de produção curtas a fim de eliminar a maior parte dos estoques. O lucro operacional reduziu devido aos reinícios mais freqüentes,mas o lucro em relação ao capital investido aumentou, por causa da redução dos estoques. É importante salientar que estoques menores foram apenas uma parte dos benefícios. Porque as barras de granola saíam da fábrica mais rapidamente do que antes, chegavam mais frescas à loja e a satisfação dos clientes aumentou.


2º exemplo: Ocorreu com a Coca Cola Company, que descobriu uma compensaçãosemelhante entre custos operacionais e de capital. A Coke despachava o seu xarope de refrigerante a engarrafadoras em vasilhames de aço inoxidável, que podiam ser reutilizados várias vezes. Mas a partir do momento em que a Coke passou a considerar o custo de capital na criação de valor mudou para vasilhames de papelão que utilizava uma vez e jogava fora. A mudança acarretou aumento nos custos ereduziu o lucro operacional.
Nesses dois casos a economia de capital pesou mais do que o efeito sobre o demonstrativo de resultados. Então, aumentar lucros operacionais e margens de lucro não é necessariamente o caminho para a maximização de lucros econômicos e riqueza de acionistas, porque lucros operacionais desconsideram custos de capital.   
Relatório: A formação dos preços nasempresas deve ser bem estruturada, pois é ai que tudo começa. As empresas maximizam seus lucros aumentando seus preços, e criando novas formas de vendas, mas elas devem tomar muito cuidado na hora de fazer suas escolhas. Existem vários fatores importantes na hora de tomar as decisões, como o conhecimento das variáveis internas e externas, que é fundamental, pois só assim é possível fixar o preçofinal do produto com a segurança de que não haverá prejuízos no futuro. Para que as empresas consigam obter um ótimo resultado, elas devem desenvolver seu próprio mecanismo de formação de custos, preços e despesas.
No caso nº 1, foi um excelente exemplo de criação de valor em uma empresa, pois além de diminuir seus estoques, a fábrica conseguiu resultados positivos.
Já no caso nº 2,mostra que com a decisão que a Coca Cola tomou, os custos aumentaram e os lucros diminuíram, portanto a mudança foi negativa.
As empresas devem sempre achar formas de reduzir seus custos. As despesas devem ser sempre menores que as receitas, caso contrário não haverá lucro.


























Etapa 3 – Produção e o Mercado. O mercado sob concorrênciaperfeita e monopolista


Monopólio - 1º exemplo: Em meio a impasse, atletas resolvem processar a NBA por monopólio - O advogado David Boies, representante dos jogadores na ação, classificou como "um horror" o ultimato dado pela NBA para que os jogadores aceitassem sua última proposta, antes de trabalhar com valores menos vantajosos a eles. De acordo com Boies, a liga está negando apossibilidade de trabalho aos atletas.


2º exemplo: O monopólio da Petrobrás no setor elétrico
O movimento de transformação da Petrobrás numa empresa de energia, integrando negócios de eletricidade, petróleo e gás natural, assemelha-se ao adotado por outros grandes nomes do setor petrolífero que buscam obter ganhos de escopo e diversificar seu portfólio de produtos. O que preocupa, no...
tracking img