Havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História:
Segundo o site oficial, as primeiras Havaianas surgiram no ano de 1962, inspirada na sandália japonesa Zori, feitas com tiras de tecido e solado de palha e arroz. Por esta razão, o solado de borracha das Havaianas possui uma textura que reproduz os grãos de arroz. Feito com material, inteiramente brasileiro a borracha, as sandálias Havaianas se tornaram a simples resposta paraproteger os pés.
Com o sucesso da sandália, logo surgiram imitações nos quais foram chamadas de “fajutas” pelos comerciais da época. No ano de 1970 foi lançado o slogan “As legítimas”, estreladas pelo Humorista Chico Anysio, que protagonizou as campanhas durante as décadas de 70 e 80.
Em 1980 as sandálias Havaianas já vendiam cerca de 80 milhões de pares por ano, elas setornaram fundamentais na vida dos brasileiros, sendo consideradas como um dos itens de cesta básica, como o arroz e o feijão.
Mas com o tempo as sandálias foram perdendo sua importância, desde seu lançamento em 1962 seus modelos e cores não sofreram alterações, ou seja, as Havaianas foram perdendo seu charme tornando-se um produto popular, destinado ao público menos exigente.
Com um produto destinadoàs massas, houve uma queda dos lucros, e o prestígio das Havaianas foi se perdendo.
Mais isso se modificou no ano de 1994, com o lançamento das Havaianas Top, modelos Monocromáticas das originais. A comunicação das Havaianas passou por uma grande modificação, o foco foi tirado das sandálias e transferido para as celebridades, houve o lançamento do slogan “TodoMundo Usa”. Nas revistas, a explosão de cores e imagens divertidas dos anúncios traduziu o alto- astral da marca.
A partir de 1994, foram criadas novas cores, novas estampas e novos modelos. Com o novo reposicionamento, as sandálias conquistaramo mundo sendo vendidas nas vitrines mais concorridas de mais 60 países.
Desde 2003, as Havaianas participam do Oscar com modelos exclusivas quesão presenteados aos concorrentes.
No ano de 2004, as Havaianas ganharam uma edição especial, uma coleção em ouro diamante, lançada pela joalheria H-Stern.
A cada ano as Havaianas crescem mais, sua marca vem ganhando prestígio e glamour, tornando-se umas das marcas brasileiras mais conhecidas e de sucesso do mundo.
A segmentação de mercado, com o lançamento de novos produtos e cores, apoiadospor campanhas criativas e materiais de ponto de venda, fruto do foco no mercado, em oposto ao foco na produção, tem sido decisiva para o crescimento dos negócios.

Gestão do conhecimento
O segredo do sucesso: Pessoas, Pessoas, Pessoas

Dentre o conjunto de 13 valores que a empresa possuía, verificou-se que todos eles eram importantes, mas não davam o direcionamento que as pessoas precisavam.Daí a ênfase em apenas dois: ética e respeito às pessoas. Desta forma, todos tomaram conhecimento que o processo de renovação deveria seguir esses valores.
O primordial é dar direção e alinhamento às pessoas, através da definição clara das estratégias e objetivos. Criou-se formas de responsabilizar as pessoas pelas suas ações, assim como elaboração de formas de incentivo à implementação dessasações.

RH alinhado com as estratégias de negócios

"Mais que uma frase chavão, RH na Alpargatas é uma área estratégica, uma vez que as ações de RH são desenvolvidas para dar suporte aos negócios", confirma Arnaldo de Mello Franco, Diretor de RH.
Esta linha de ação começou com seu antecessor, João Francisco Rached, que imprimiu uma verdadeira revolução nas políticas, nos hábitos e nosprocedimentos de RH na empresa.
A transformação da cultura em uma cultura orientada para o mercado e
para os clientes baseou-se em premissas simples, porém muito sólidas:
* A cultura só mudaria se as pessoas mudassem sua forma de ver a empresa e seus negócios
* As pessoas precisariam perceber significado nas suas ações, para dar o melhor de si mesmas
* O compromisso das pessoas para...
tracking img