Microcontroladores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microcontrolador
http://pt.scribd.com/doc/57596867/Arquitetura-basica-do-microcontrolador
http://www.mzeditora.com.br/artigos/mic_modernos.htm
http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Microcontroladores_AVR_basico.htm

introduçao
Um microcontrolador (também denominado MCU) é um computador-num-chip, contendo um processador, memória e periféricos deentrada/saída. É um microprocessador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito geral (como os utilizados nos PCs). Eles são embarcados no interior de algum outro dispositivo (geralmente um produto comercializado) para que possam controlar as funções ou ações do produto. Um outro nome para o microcontrolador, portanto, é controlador embutido.
Osmicrocontroladores se diferenciam dos processadores, pois além dos componentes lógicos e aritméticos usuais de um microprocessador de uso geral, o microcontrolador integra elementos adicionais em sua estrutura interna
Com freqüências de clock de poucos MHz (Megahertz) ou talvez menos, os microcontroladores operam a uma freqüência muito baixa se comparados com os microprocessadores atuais
O seuconsumo em geral é relativamente pequeno, normalmente na casa dos miliwatts e possuem geralmente habilidade para entrar em modo de espera (Sleep ou Wait) aguardando por uma interrupção ou evento externo, como por exemplo o acionamento de uma tecla, ou um sinal que chega via uma interface de dados. O consumo destes microcontroladores em modo de espera pode chegar na casa dos nanowatts, tornando-osideais para aplicações onde a exigência de baixo consumo de energia é um fator decisivo para o sucesso do projeto.
De forma diferente da programação para microprocessadores, que em geral contam com um sistema operacional e um BIOS, o programador ou projetista que desenvolve sistemas com microcontroladores tem que lidar com uma gama muito grande de desafios, fazendo muitas vezes todo o processoconstrutivo do aparelho: BIOS, firmware e circuitos.

Arquitetura básica
PIC
Os PIC (PICmicro): são uma família de microcontroladores fabricados pela Microchip Technology, que processam dados de 8 bits, de 16 bits e, mais recentemente, de 32 bits. Seu nome é oriundo de "Programmable Interface Controller" (Controlador de Interface Programável). Contam com extensa variedade de modelos e periféricosinternos. Possuem alta velocidade de processamento devido a sua arquitetura Harvard e conjunto de instruções RISC (conjuntos de 35 instruções e de 76 instruções), com recursos de programação por Memória flash, EEPROM e OTP.
  Nesta arquitetura existem dois barramentos, sendo um para dados e outro para instruções.
No caso do PIC, o barramento de dados é de 8 bits e o de instruções pode ser de 12,14, 16 ou mais bits, dependendo do controlador.
Este tipo de arquitetura usa a técnica PIPELINE permintindo que, enquanto uma instrução é executada, a outra seja “buscada”da memória, o que torna o processamento mais rápido.
A técnica PIPELINE consiste na impementaçao de processadores, o que permite a sobreposição temporal de diversas fases de execução de instruções. Em outras palavras, é umatécnica de projeto onde o hardware processa mais de uma instrução de cada vez, sem esperar que uma instrução seja executada.

Intel 8051
O Intel 8051 faz parte de uma popular família de microcontroladores de 8 bits lançada pela Intel em 1977. É conhecido por sua facilidade de programação, em linguagem assembly graças ao seu poderoso conjunto de instruções. É tido como o microcontrolador maispopular do mundo, pois existem milhares de aplicações para o mesmo, e existem pelo menos dois mil fabricantes produzindo variantes e clones do modelo.
O 8051 possui uma memória ROM que faz parte da arquitetura interna do chip, na qual será armazenado exclusivamente o programa que a CPU executará, não os dados, pois esses serão gravados em outra memória (RAM), que pode ser interna ou externa.
A...
tracking img