Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROBIOLOGIA DA ÁGUA

RESUMO

Esse texto apresenta pesquisa sobre a microbiologia da água, o qual mostra que por mais simples que seja uma gota de água há uma enorme complexidade em termos de substância presentes na água. O qual o objetivo é abordar as formas principais de contaminação da água, como também seus principais contaminantes, dentro disso entender que os microrganismos encontradosem um ambiente aquático são, de forma ampla, determinada pelas condições físicas e químicas que prevalecem naquele ambiente. Como se pode ver a contaminação da água através de bactérias, protozoários ou vírus patogênicos pode ser responsável por doenças. Esta contaminação geralmente resulta da emissão de esgotos domésticos ou efluentes de pecuária não tratada e é normalmente identificada pelapresença de coliformes fecais, que são bactérias presentes no intestino dos animais. A presença ou elevada concentração de estreptococos e salmonelas são outros indicadores deste tipo de poluição. Identificando assim que a grande cupa da poluição das águas é o próprio homem.

Introdução

Uma gota de água pode parecer simples, ela realmente é muito complexa, pois muitas vezes contemcompostos químicos e microorganismos de muitas espécies. Esses microorganismos podem alterar as substâncias químicas encontradas na água eles também fornecem nutrientes para outros organismos aquáticos. A água utilizada pelo homem vem de fontes naturais de água doce, tais como poços, lagos e rios. Por segurança essa água (exceto aquela de poços que fornecem água de boa qualidade) deve ser tratada paraeliminar microorganismo potencialmente patogênico. Assim as estações de tratamento são construídas com esta finalidade. Os microorganismos realizam o principal papel no tratamento do esgoto pela degradação de grande parte do material orgânico presente e pela decomposição de outras substâncias químicas indesejáveis.
A poluição da água é a introdução de partículas estranhas ao ambientenatural, bem como induzir condições em um determinado curso ou corpo de água, direta ou indiretamente, sendo por isso potencialmente nocivo à fauna, flora, bem como populações humanas vizinhas a tal local ou que utilizem essa água. Hoje em dia a poluição da água é questão a ser tratada em um contexto global. Considera-se que esta é a maior causadora de mortes e doenças pelo todo o mundo e que sejaresponsável pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente. A água é geralmente considerada poluída quando está impregnada de contaminantes antropogênicos, não podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano, como água potável ou para banho, ou então quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades bióticas (capacidade de abrigar peixes, porexemplo).
Há três formas principais de contaminação de um corpo ou curso de água, a forma química que altera a composição da água e com esta reagem; a física, ao contrário da química, não reage com a água, porém afeta negativamente a vida daquele ecossistema; e a biológica, consiste na introdução de organismos ou microorganismos estranhos àquele ecossistema, ou então no aumento danoso dedeterminado organismo ou microorganismo já existente. Além dessas formas, temos duas categorias de como pode dar a poluição: poluição localizada, onde a fonte de poluição origina-se de um ponto específico, como por exemplo, uma vala ou um cano. Exemplos de tal forma é o despejo de impurezas, por parte de uma estação de tratamentos residuais, por parte de uma empresa ou então por meio de um bueiroe a poluição não localizada é uma forma de contaminação difusa que não possui origem numa única fonte. É geralmente o resultado de acumulação do agente poluidor em uma área ampla. A água da chuva recolhida de áreas industriais e urbanas, estradas bem como sua consequente utilização é geralmente categorizada como poluição não localizada. Tendo em mente essas formas de contaminação temos como...
tracking img