Dsadsa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Prever demanda é identificar o que e quando um mercado deseja um produto. Não basta descobrir qual o produto desejado, é necessário saber a quantidade.
Para fazer um bom planejamento de marketing,a empresa precisa definir não apenas seus objetivos e estratégias, mas sua missão. Também é necessário que seja feita uma boa análise ambiental. Quanto mais sensato for o planejamento, maiores asrecompensas do marketing. Mas, se há uma coisa que não pode faltar, é a previsão de demanda. O planejamento pode ter objetivos claros, pode identificar as forças e deficiências da empresa ou fazer umraio-x preciso da concorrência, mas não pode esquecer de modo algum de avaliar o que o mercado deseja.
Para início de conversa, o profissional de marketing deve definir o potencial de mercado (que é ademanda total num determinado mercado). Em seguida, precisa determinar qual a previsão de vendas. Pesquisas sobre o mercado exigem que ele vá atrás de informações de institutos de pesquisa, além dedados divulgados na imprensa. Quer dizer, ele pode tanto usar informações colhidas junto ao IBGE como tiradas de jornais de economia e negócios como Valor Econômico, DCI e Gazeta Mercantil. Existem doistipos de pesquisas: a quantitativa (a exemplo das estatísticas do IBGE) e a qualitativa (baseada em informações fornecidas por gerentes, diretores e encarregados de produção, por exemplo).
Entre aspesquisas quantitativas estão a “análise de série cronológica” e “ análise de tendências”. O primeiro tipo de pesquisa exige que se desenterre informações sobre demanda e vendas do passado, Já asegunda, exige que, com base nessas informações se faça previsões para o futuro. O único problema é que não se pode fazer esses tipos de pesquisa para prever a demanda por um produto ainda inexistente. Asolução seria realizar um teste de mercado.
Por último, o homem de marketing precisa analisar (com olhos de cientistas) os resultados de suas pesquisas. E por um simples motivo: elas estão sujeitas...
tracking img