Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O método de contagem padrão em placa é a técnica mais utilizada na determinação do tamanho de uma população bacteriana numa placa de Agar, que é um meio nutritivo solidificado comAgar, um polissacarídeo complexo extraído de determinadas algas marinhas. A grande vantagem desse método é que as células viáveis são quantificadas. A desvantagem pode ser considerada o tempo, em geral24 horas, para o aparecimento das colônias visíveis em placa, podendo acarretar problemas na aplicação dessa metodologia em algumas áreas, como, por exemplo, no controle de qualidade de leite, quandonão é possível manter o lote Durante um período longo.
O método de contagem em placa considera que cada colônia é originada do crescimento e da multiplicação de uma bactéria. Isso nem sempre éverdade uma vez que as bactérias frequentemente crescem em cadeias ou como grumos. Portanto, uma colônia é resultado não de uma única bactéria, mas de uma cadeia ou um grumo de bactérias. Para refletir essarealidade, as contagens em placas são frequentemente chamadas de unidades formadoras de colônias (UFC).
Deve-se realizar a contagem somente em placas que contenham de 25 a 250 colônias. Para issorealiza-se o método de diluição seriada para garantir que o numero de colônias na placa permaneça na faixa desejada. Segundo Black começa-se com organismos em meio líquido. Acrescenta-se 1 mL a 9 mL deágua estéril, cria-se uma diluição de 1:10; acrescentando-se 1 mL da diluição de 1:10 a 9 mL de água estéril, cria-se uma diluição de 1:100; e assim por diante. O número de bactérias por mililitro defluido é reduzido em 9/10 a cada diluição.
Existem dois métodos para realizar a contagem de bactérias em placas: o método de espalhamento em placa e o método pour plate. Utilizou-se no experimento ométodo pour plate onde o inoculo pode ser realizado com um volume de 1,0 mL ou 0,1 mL da diluição bacteriana diretamente na placa de petri e o meio é vertido sobre a amostra, e misturada com...
tracking img