Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CAMPUS PARECIS












Uso de leveduras na produção etanol














Disciplina: Microbiologia Geral
Professor: Natália Casadei Crespo
Curso: Tecnologia em Agroindústria
Aluno: Miria Antunes Maximiano Turma: 2010






CAMPO NOVO DO PARECIS
2012
INTRODUÇÃO

A biotecnologia é um tipo de ciência baseada na biologia, quecompreende um conjunto de conhecimentos, onde permitem usar organismos, células, organelas, moléculas, tais estruturas são chamadas de agentes biológicos. A biotecnologia nos últimos tempos tem se expandido bastante, pois permite resolver vários problemas e também desenvolver uma série de produtos úteis. Antigamente a biotecnologia era mais usada na criação de alimentos fermentados, como pão,iogurte, vinho, cerveja e também na agroindústria, mas com o passar do tempo esse conceito foi mudando e se expandindo para uma biotecnologia moderna, que utiliza vários fins, especialmente na área de informação genética, ou seja, agregando técnicas de DNA recombinante. Pois bem, a biotecnologia pode ser usada em vários setores para criar produtos de origem biotecnológica, como na:
• Agricultura:adubo composto, mudas de plantas ou árvores, pesticidas, plantas transgênicas, etc.
• Química: butanol, acetona, ácido, metais, etc.
• Alimentação: biosensores.
• Energia: biogás e etanol.
• Pecuária: embriões;
• Meio ambiente: purificação da água, recuperação do petróleo e tratamento de lixo;
• Saúde: antibióticos, hormônios e vários outros produtos farmacêuticos,vacinas, reagentes, etc.

Destaco o uso de leveduras na produção e etanol.

No Brasil, a principal matéria prima para produção de etanol é a cana de açúcar, que foi trazida ao país na época da colonização. A cana de açúcar atualmente é a matéria prima mais eficiente para produzir o etanol, a quantidade de energia fóssil necessária para a produção de etanol a partir da cana de açúcar e muitomaior do que para produção de milho que é a maior concorrente do Brasil e o os Estados Unidos produzem 1,39 no caso do milho e 09 no caso do etanol.
A cana de açúcar é original da Ásia Meridional, cultivada em países tropicais e subtropicais para obter a açúcar, do etanol, devido à sacarose contida em seu caule, formando por números de nós. Os colmos, características por nós bem marcados eentrenós distintos são espessos e repletos de suco açucarados. Os colmos é a parte mais interessante para usinas e o mais maduro e sadio possível melhor será seu desempenho para retirar o caldo de origina tanto o açúcar ou a etanol.










INICIO DO PROCESSO

A cana de açúcar chega da lavoura transportada em caminhões que a descarrega em um compartimento chamado de hilo, onde pormecanismo de esteira é transporta e ao mesmo tempo lavada, caindo em uma nova esteira onde passa pelo triturador, depois de triturada, entra em um conjunto com 03 rolos chamados moenda, passando repetidamente na seqüência de 05 conjuntos, onde é retirado o caldo. O caldo retirado e filtrado, o caldo ideal para a produção de etanol é retirado 2° e 5° conjunto de monda, pois e caldo misto misturado comágua. O caldo é pré-aquecido pelo multijato de um regenerador para um aquecimento inicial por irradiação este processo também pode acontecer em trocador de calor, neste ponto caldo esta com PH 5,2-5,5, mas recebe adição leite de cal para corrigir PH para 6,8-7,0. O caldo e aquecido a temperatura é elevada 100-105° C a fim de floculação dos colóides. A decantação aplica-se polímero para aumentarvelocidade processo separação dos resíduos sólidos presentes, e evaporação do caldo decantado e peneirado e enviado processo evaporação concentrando o caldo num aumento de brix 5-7°, arrefeci o caldo diminuindo temperatura 105°C para 70°C, depois segue trocador calor onde sai temperatura de 35°C, alimentando o sistema de fermentação chamado neste momento de mosto pela possível mistura de mel e...
tracking img