Microambiente e macroambiente

A idéia de ambiente de marketing é defendida por KOTLER (1998, p.47-51), pois para ele a administração de marketing está inserida no macroambiente e no microambiente.

Uma empresa é constituídapor atores e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir.Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.

Clique na imagem para ampliar.

O ambiente de marketing é composto porum microambiente e um macroambiente. O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas docanal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais,tecnológicas, políticas e culturais.

ATENÇÃO: Como está tendo muitos acessos diários neste post, decidi aprofundar um pouco mais sobre o tema e tentar explicar de forma simples e objetiva os atores domicroambiente e as forças do macroambiente.

Macroambiente: A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa. Asprincipais forças do macroambiente de uma empresa são:

Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dadosestatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto dopoder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os...
tracking img