Semiotica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O que você imaginou quando olhou para está imagem? Sei que vários pensamentos diferentes devem ter passados por sua cabeça, porém este era nosso objetivo. Para podermos falarda semiótica nada melhor que uma imagem que possa transmitir vários significados, pois a semiótica é a ciências de estudo dos signos, isto é, a ciência que estuda tudo aquilo que tem um significadopara alguém. E por que estudar semiótica? Semiótica é importante porque pode nos ajudar a não levar uma realidade concebida como algo que tem uma existência puramente objetiva, que é independente deinterpretação humana. Ensina-nos que a realidade é um sistema de signos. Estudar Semiótica pode nos ajudar a se dar conta da realidade como uma construção. O significado não é transmitido paranós – nós criamos isso ativamente de acordo com uma complexa interpretação de códigos ou convenções dos quais nós normalmente utilizamos inconscientemente.No decorrer deste trabalho iremos falarsobre a semiótica em vários aspectos onde ela é aplicada e dando uma maior ênfase para sua utilidade no campo computacional.

História

Apesar da semiótica ser ainda uma muito jovem ciência, areflexão sobre o signo e a significação é tão antiga quanto o pensamento filosófico. Alguns filósofos como Platão, Aristóteles e santo Agostinho já discutiam a idéia de semiótica.
Platão os signos verbais,naturais ou convencionais, são apenas representação incompleta da verdadeira natureza das coisas .O estudo das palavras nada revela sobre a verdadeira natureza das coisas uma vez que a realidade dasidéias é independente das representações sobre a forma de palavras. O conhecimento meidado por signos é indireto e inferior ao conhecimento imediato e a verdade sobre as coisas através das palavras éinferior ao conhecimento da verdade em si, mesmo que as palavras empregues sejam agradáveis e cuidadas.O verdadeiro saber não é de natureza simbólica, mas só simbolicamente se acede a esse saber....
tracking img