Micro e macro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As tartaruguinhas já nascem independentes, mesmo sendo tão pequenas e frágeis, medindo apenas entre 3,5cm e 4cm de comprimento de casco. Muitas são devoradas por siris, aves marinhas, polvos eprincipalmente peixes. Outras morrem de fome e doenças naturais.
De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. São inúmeros os obstáculos que enfrentam parasobreviver, mesmo quando se tornam juvenis e adultos.
Além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes:aquecimento global, destruição do habitat para desova, devido a ocupação desordenada do litoral; poluição dos oceanos; e, principalmente, a pesca incidental, ao longo de todo litoral, com redes de espera,e em alto mar, com anzóis e redes de deriva.
A poluição das águas por elementos orgânicos e inorgânicos, como petróleo, lixo e esgoto, interfere na alimentação e locomoção e prejudica o ciclo devida das tartarugas marinhas. É uma das principais ameaças, pois degradam o ambiente marinho como um todo.
As tartarugas marinhas são solitárias e permanecem submersas durante muito tempo, o quedificulta os estudos do seu comportamento. Por isso, a maior parte do que se conhece sobre elas refere-se à desova, que acontece na praia.
Possuem visão, olfato e audição desenvolvidos, além de umafantástica capacidade de orientação. Animais migratórios por excelência, vivem dispersas na imensidão dos mares e, mesmo assim, quando atingem a maturidade sexual sabem o momento e o local de se reunir paraa reprodução. Nessa época, realizam viagens transoceânicas para voltar às praias onde nasceram e desovar.
Podem migrar centenas ou milhares de quilômetros e dormir na superfície, quando estão emáguas profundas, ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa. Os filhotes flutuam na superfície, durante o sono ou enquanto descansam, e geralmente mantêm as nadadeiras dianteiras...
tracking img