Micro e macro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
macroCiência Econômica - Origens

Ciência Econômica - Origens
Nós todos em algum momento de nossas vidas já vivenciamos a Economia, seja na compra de um carro, na compra do arroz-feijão e a carne para o almoço do dia; quando somos levados a substituir a carne de vaca ou frango pelo peixe, em virtude do preço elevado da carne; ou quando decidimos consumir cupuaçu ao invés da banana no períodode entressafra dessa. O que trata a Economia? A Ciência Econômica se propõe a estudar os homens na sociedade e, a maneira pela qual eles decidem empregar os recursos escassos a fim de produzir diferentes bens e serviços, de modo a distribuí-los a pessoas, para satisfação das suas necessidades.

Cenário Micro e Macro Econômico

Ciência Econômica - Origens
Por que estudar economia ? 1. Ajudara entender o mundo em que vivemos; 2. Tornar-se um participante mais ativo da sociedade; 3. Melhorar compreensão dos potenciais e limites da política econômica.

O que é Economia?

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí "regras da casa (lar).“

Cenário Micro eMacro Econômico

Ciência Econômica - Origens
Outro conceito de Economia Segundo Lionel Robbins em um ensaio de 1932, a economia é: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos."

Escassez significa que os recursos disponíveis sãoinsuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico.

Cenário Micro e Macro Econômico

Ciência Econômica - Origens
Divisões: Macro-Economia - Estuda o funcionamento da economia como um todo - Examina como são determinados o nível e o crescimento do produto- Analisa a inflação e o desemprego - Indaga a oferta total da moeda e investiga a razão porque certos países prosperam enquanto outros estagnam Micro-Economia - Estuda o comportamento das indústrias, das empresas e das famílias - Estuda como são fixados os preços (da terra, do trabalho, do capital ou seja dos fatores da produção “Inputs”) - Analisa as forças e fraquezas do mecanismo do mercadoCenário Micro e Macro Econômico

Ciência Econômica - Origens
História do pensamento econômico

As questões econômicas têm preocupado muitos intelectuais ao longo dos séculos. Na antiga Grécia, Aristóteles e Platão dissertaram sobre os problemas relativos à riqueza, à propriedade e ao comércio.
Os árabes medievais também fizeram contribuições para a compreensão da economia. Mais tarde osprecursores do oeste da economia, engajaram-se nos debates durante a idade média. Durante a Idade Média, predominaram as idéias da Igreja Católica Apostólica Romana e foi imposto o direito canônico, que condenava a usura (contrato de empréstimo com pagamento de juros) e considerava o comércio uma atividade inferior à agricultura.

Cenário Micro e Macro Econômico

Ciência Econômica - OrigensHistória do pensamento econômico A economia moderna foi muito influenciada pela contribuição de Adam Smith. Adam Smith, na sua obra A Riqueza das Nações, estabeleceu alguns dos princípios fundamentais da economia (estudando basicamente dois modos de produção que são o Mercantilismo e a Fisiocracia), que ainda hoje servem de guia aos economistas. Adam Smith foi o primeiro a defender que osinteresses privados dos indivíduos produziam benefícios públicos. Porém, diferentemente do atual senso comum, Adam Smith nunca afirmou que o mercado independe do Estado, idéia esta difundida pelos neoliberais.

Mercantilismo Fisiocracia

Cenário Micro e Macro Econômico

Ciência Econômica - Origens
Mercantilismo (Séc. XVI – XVIII)

Apesar de na Idade Média terem surgido inovações no comércio,...
tracking img