Micoeconomia e macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Microeconomia e Macroeconomia

Um ramo da economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (famílias e/ou indivíduos) ao estudo das empresas, suas respectivas produções ecustos, além do estudo da produção e preços dos diversos bens e serviços e fatores de produção.

Representa uma visão microscópica dos fenômenos econômicos.
Diferencia-se da macroeconomia, que é um ramoda economia que aborda os problemas econômicos de maneira agregada.

Mercado é o local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias. O mercado existedesde os primórdios da humanidade. Os mercados evoluem de acordo com o desenvolvimento da sociedade, mas mantêm as mesmas características comuns: é o local onde se realizam as transações entrecompradores e vendedores.

No mercado a regulação é feita pela lei da oferta e da procura. Quando há mais produtos que as necessidades da população, os preços tendem a baixar. Quando há menos produtosque a procura, os preços tendem a subir.

O mercado regula os interesses de produtores e consumidores: os produtores querem ganhar o máximo possível; enquanto os consumidores querem pagar o mínimopossível. O resultado desse processo são os preços de equilíbrio, ou seja, é o patamar no qual consumidores e produtores realizam seus interesses sem que nenhum seja prejudicado. Os mercados crescemquando há desenvolvimento econômico, crescimento da economia.
Os mercados entram em retração quando há desaceleração do desenvolvimento econômico.

Os preços no mercado são a expressão monetária dovalor de mercadorias e refletem os custos de produção e o lucro dos empresários.
Os mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita; monopólio e oligopólio.

Concorrênciaperfeita: é uma situação marcada pelas seguintes características:

- o número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles, individualmente, possui condições para influir...
tracking img