Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um projeto de Supply Chain global para a Johson & Johnson

Revista Tecnologística, Outubro 2000, por Silvia Marino

Com a finalidade de padronizar globalmente seu Supply Chain, alinhar e atualizar seu parque de sistemas, a Johnson & Johnson do Brasil está implementando um projeto de Supply Chain que será inicialmente implantado em toda a América Latina e depois seguirá para o resto d o mundo. Aofinal da implementação, toda a empresa estará falando uma única língua. Este também é o primeiro projeto no Brasil de implantação conjunta dos sistemas R/3 e APO - Advanced Planner Optimizer, ambos da SAP, que permitirão um gerenciamento global integrado e otimizado, trazendo em sua esteira amplos benefícios financeiros e mercadológicos para a empresa.

Até 1999, a empresa trabalhava com sistemascaseiros e soluções específicas, muitas vezes departamentais e não integradas. Um dos objetivos da empresa com o R/3 era implantar um processo mais efetivo de order to cash, além de solucionar o gargalo do processo de distribuição.

A Johnson & Johnson Ásia-Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Norte, Sudeste Asiático e a China) já havia iniciado um projeto de implantação de ERP para todaa região, ainda sem o APO. A partir dessa experiência, a primeira na corporação a prever uma solução regional e não para apenas uma planta ou país, decidiu-se criar um modelo global. Ao invés de adotar processos separados e redundantes, a Johnson resolveu aproveitar as amplas possibilidades de um gerenciamento global, proporcionadas pelas novas ferramentas, como o R/3 e o APO.

Foi criado umcomitê para implantar o modelo global, que começou a rever e a ampliar o projeto inicial do R/3 no Brasil. "Na verdade, o embrião do projeto global está sendo feito e testado aqui no Brasil, porque o projeto da Ásia ainda tinha uma mentalidade regional. Seremos o primeiro mercado a implantar conjuntamente o R/3 e o APO e a ter uma visão integrada dos processos da corporação", explica Carlos Raimundodos Santos, gerente de Planejamento Operacional da Divisão de Produtos de Consumo da Johnson & Johnson em São José dos Campos (SP).

Participam do projeto pessoas da Johnson do Brasil e da Argentina, Colômbia e Venezuela, países latino-americanos onde a empresa tem plantas industriais e maior volume de negócios. Para auxiliar a implantação foi chamada a Ernst & Young Consulting, que tambémparticipou do projeto da Ásia-Pacífico. "O importante desse projeto é que ele permitirá à Johnson ter na mão todo o processo logístico, desde a simulação de previsão de vendas e criação de demanda até a distribuição física, passando por todos os processos transacionais intermediários. Ele possibilitará uma análise efetiva e global dos resultados de cada planta, dando uma visão integrada da corporação",afirma Aluizio Ancona de Faria, gerente sênior da Ernst & Young.

De acordo com Carlos Santos, a decisão da matriz por esse projeto deu-se pelo seu aspecto de globalização. “A atual tendência das empresas”, principalmente as que produzem bens de consumo, é ter produtos globalizados. Nossos clientes são cada vez mais globais, o consumidor também tende a ter hábitos de consumo muito parecidos nomundo todo e quer produtos mundiais; o mesmo se dá com a maioria dos fornecedores“, afirma o gerente da Johnson.

Para ele, o projeto dará uma visão estratégica da corporação, reduzindo tempo no acesso às informações e dados, além da padronização de processos. Permitirá também agilidade na resposta ao mercado, maior rapidez no lançamento de produtos e na medição de resultados. "Em outras palavras, irámaximizar o atendimento aos clientes", acredita Santos.


Megaprocessos

Dentro do APO, estão sendo utilizados os módulos Demand Planning, Supply Network Planning & Development e Production Planning & Detailed Scheduling. Do R/3 estão sendo utilizados todos os módulos, menos o de modelagem de projetos e o de recursos humanos. O projeto engloba todo o processo logístico da empresa: prevê o que...
tracking img